Autor acreano promove incentivo à leitura para estudantes

autor
Os dois últimos lançamentos de Valdeci foram os livros Versos da Meia-Noite e Entre Laços Matutos (Foto: Arison Jardim/Secom)

Incentivar as pessoas a manter o hábito da leitura é um dos grandes projetos do escritor acreano Valdeci Duarte. Com livros lançados a cada seis meses, o autor coleciona alguns títulos como Versos da Meia-Noite, O Meu Ano 83 e Entre Laços Matutos, entre outros.

Em 2000, Valdeci começou a escrever. Nos anos seguintes, tornou-se servidor público e parou de publicar as obras. Porém, o amor pelas palavras fez com que voltasse ao ofício, e agora, lança dois livros a cada semestre.

Além de autor, ele ainda é responsável por projetos de fomento à cultura do estado, que envolvem escolas públicas com atividades nas áreas da literatura, música, contação de histórias e teatro.

De acordo com Duarte, é preciso que a leitura seja sempre valorizada para que as gerações atuais e futuras mantenham o costume de entrar no mundo de ideias que os livros proporcionam.

“O projeto nasceu com o propósito de promover mais manifestações culturais dentro das escolas acreanas. Acredito que a arte é responsável para uma boa formação pessoal e profissional dos jovens”, complementa.