Skatistas avançam nas pistas de Rio Branco

“Precisamos acreditar nesse esporte", diz o skatista Samuel Testa (Imagem: Reprodução/TV Aldeia)

Uma prancha reduzida, com quatro rodas fixadas a uma estrutura metálica, em uma manhã sem ondas, no final de 1950, na Califórnia.

Esse foi o cenário que os surfistas norte-americanos, cansados de esperar por ondas boas, criaram um esporte similar ao surf, porém, sem a utilização da água.

Na capital acreana, o esporte começou no final da década de 90, especificamente na praça do antigo Bar Municipal (atualmente Praça Povos da Floresta). Depois, seguiu pelas ruas do Centro de Rio Branco, encontrando uma mini ramp na ladeira da maternidade. Passou pelo bairro Tropical e chegou ao Calango Skate Parque (idealizado por um grupo de amigos).

De lá para cá, a expansão do esporte, muitas vezes marginalizado, evoluiu e hoje é praticado por dezenas de crianças, jovens e adultos na Pista do Skate, criada pelo ex-governador Jorge Viana, no Parque da Maternidade.

O Quadro “Comunicação é Cultura”, que vai ao ar semanalmente no telejornal Notícias da Aldeia, abordou a evolução do esporte em Rio Branco, destacando o potencial dos atletas que representaram o Acre no cenário nacional.

Quando o movimento surgiu em Rio Branco, idealizado por um grupo de jovens com skates improvisados e sem informações relacionadas ao esporte, o apoio de dois irmãos, José Junior e Fred Portela, foi de fundamental importância para a evolução da atividade na capital acreana.

“Morávamos no Rio de Janeiro, e, por lá, o esporte já era bem  popular.  Quando chegamos a Rio Branco, existiam três ou quatro amigos que já o praticavam de forma amadora. Foi quando montamos uma loja especializada em Skate, tatuagem, piercing e grafite. Com a chegada dos novos equipamentos, peças e o apoio governamental, por meio de editais, a prática esportiva evoluiu, ganhando novos patamares”, afirmou o presidente Associação de Skateboard do Acre (ASBAC), José Junior.

Além de atletas, os skatistas profissionais são considerados verdadeiros artistas, pelo fato de conseguirem gerar um diálogo construtivo e direto com outras manifestações urbanas, como Break, grafite e música.

“Precisamos acreditar nesse esporte. Eu já tive a oportunidade de representar o Acre em outros estados, e sei que a nossa juventude apresenta um grande potencial. Essa juventude tem um ‘rolê’ no pé, uma ideia boa e a consciência da importância do profissionalismo”, explicou o skatista Samuel Testa, que já foi campeão em várias categorias, na modalidade street.

A reportagem produzida pela equipe da TV Aldeia na Pista do Skate, no Parque da Maternidade, pode ser assistida na íntegra por meio da página da Rede Aldeia no Facebook. O quadro “Comunicação é Cultura” faz parte do telejornal Notícias da Aldeia, que vai ao ar diariamente, às 18 horas, com reprises às 21 horas do mesmo dia e às 9h30 do dia seguinte.

O Quadro “Comunicação é Cultura”, que vai ao ar semanalmente no Jornal Notícias da Aldeia, abordou a evolução do skate…

Publicado por Rede Aldeia em Segunda, 15 de fevereiro de 2016