Autoescolas e Detran se reúnem para debater sobre simulador de direção

Membros de CFC e Detran estiveram reunidos nesta sexta-feira, 27 (Foto: Igor Martins/Detran)
Membros de CFC e Detran estiveram reunidos nesta sexta-feira, 27 (Foto: Igor Martins/Detran)

Membros de centros de formação de condutores (CFCs) estiveram reunidos nesta sexta-feira, 27, com a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho. A pauta do encontro foi estabelecer diretrizes para utilização do simulador de direção veicular, posteriores à modificação da resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que rege o processo de habilitação. A implantação do sistema de monitoramento das aulas práticas também foi discutida.

Foi decidido conjuntamente que, a partir do dia 15 de julho, a biometria nas aulas práticas já passa a entrar em vigor nas autoescolas, antecipando o prazo de implantação, que estava previsto para dezembro deste ano. Além disso, houve consenso de que, a partir da mesma data, o candidato à obtenção de Carteira Nacional de Habilitação pode optar por realizar todas as 25 aulas práticas de direção com controle da biometria ou realizar um percentual de até 30% (sete aulas) delas no simulador veicular.

Sawana Carvalho afirma que é preciso sempre focar no trabalho em conjunto com os CFCs, para a melhoria na formação dos condutores e, assim, alcançar a redução dos acidentes. “Se o Acre está conseguindo atingir a meta de 50% de redução de acidentes, proposta pela Década de Ação pela Segurança Viária, a boa formação introduzida pelas autoescolas tem a sua parcela contribuição, com toda certeza”, disse.

De acordo com o proprietário de autoescola Jesus Lima, os encontros têm se tornado cada vez mais frequentes, o que é importante quando se trata da coletividade. “As reuniões servem para nos aproximar mais tanto da diretoria do Detran quanto uns dos outros, proprietários de CFCs”, explica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter