Aulas de campo em curso de Veterinária estimulam aprendizado de alunos da educação tecnológica do Acre

Os alunos do Curso Técnico em Veterinária da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, unidade de ensino do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), participaram de aulas práticas envolvendo animais de pequeno e grande porte. O aprendizado aconteceu em Rio Branco e Capixaba, na quinta-feira, 31.

Alunos acompanharam de perto a rotina em clínica veterinária da capital. Foto: cedida

Na capital, a turma foi dividida em dois grupos que conheceram os trabalhos desenvolvidos em uma clínica veterinária. “Apresentamos aos alunos alguns manejos voltados à aparência dos animais domésticos, que refletem diretamente na saúde e qualidade de vida deles”, relatou a médica veterinária e professora da turma, Millena Nascimento.

Aluna do Curso Técnico em Veterinária atenta aos cuidados da equipe durante atendimento. Foto: cedida

Os estudantes presenciaram a realização de consultas com protocolos de vacinação, de coletas de material biológico e realização de exames. Eles também acompanharam a realização de procedimentos estéticos que envolvem banho e tosa, e como se dá a venda de produtos em uma clínica veterinária.

Professor ensina práticas de manejo a alunos da turma de Capixaba. Foto: cedida.

Em Capixaba, a turma visitou uma fazenda onde aprendeu manejos práticos, aplicando conceitos que foram ministrados nas aulas da disciplina de Zootecnia, inclusive sobre a prática de inseminação artificial. “Esse componente curricular é muito pertinente ao nosso curso, principalmente aqui na região, que tem um mercado de trabalho amplo e as fazendas são carentes de profissionais da área técnica, e esse curso veio a agregar”, disse o médico veterinário e professor, Gabriel D’Ener.

Alunos também manejaram equipamentos durante a aula. Foto: cedida.

Os alunos demonstraram interesse nas aulas de campo. “A visita foi muito boa, e nós estamos tendo mais noção do conteúdo e do que poderemos fazer, como, por exemplo, a montagem dos equipamentos”, disse o estudante Rayllan Afonso Ojopi.

“Estar aqui nos ajuda a entender melhor o ambiente de trabalho. Então, foi bem importante nos habituarmos a essa realidade, porque em sala de aula é bem diferente do que experimentamos  em um dia de trabalho”, completou a aluna Letícia Araújo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter