Com o intuito de aperfeiçoar os serviços de fiscalização de combustíveis do Estado, auditores fiscais do Núcleo Especializado de Combustível e Biocombustível da Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz) participaram, na última semana, de uma capacitação no Sistema de Captação e Auditoria dos Anexos de Combustíveis (Scanc), com foco na ferramenta Audi Scanc. O curso foi ministrado pelo auditor fiscal da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, Gerson Xikota.
A capacitação teve por objetivo qualificar auditores fiscais que atuam no setor de combustíveis para o conhecimento das informações presentes no sistema Scanc e a utilização de ferramentas que facilitem o acompanhamento desses dados. O objetivo é evitar possíveis perdas de receita de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) na comercialização de combustíveis.
Criado por Xikota, o programa Audi Scanc Monitoramento permite o cruzamento de informações declaradas pelos contribuintes do ICMS no Scanc, facilitando assim a vistoria e o recolhimento de imposto sobre combustíveis.
O Gerente do Núcleo Especializado de Combustível e Biocombustível da Sefaz, Josias Francalino, destaca a importância do programa na agilidade da coleta de informações do sistema. “A ferramenta veio para facilitar o cruzamento de informações e otimizar o monitoramento de dados coletados no sistema Scanc”, ressalta o auditor.