Foi realizada na manhã desta terça-feira, 18, a capacitação sobre triagem biológica, voltada para enfermeiros e técnicos de enfermagem da atenção básica e saúde indígena da regional do Baixo Acre que atuam na coleta de material para o teste do pezinho.
Ministrado pelo biomédico Leonardo Pires, do Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal (Nativida), o curso foi realizado no auditório da Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz). Participaram 80 profissionais. Durante o curso, os participantes puderam conhecer a nova lanceta utilizada para a coleta do material para o teste.
De acordo com Priscylla Aguiar, da Divisão de Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), as capacitações são ministradas anualmente, para atualizar e aprimorar o conhecimento dos participantes.
“O objetivo desses cursos é tornar os participantes cada vez mais aptos a atuar no Programa Nacional de Triagem Neonatal, que tem como meta identificar distúrbios e doenças no recém-nascido em tempo oportuno para a intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo, conforme estabelecido nas linhas de cuidado, com vista a reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida”, explicou Priscylla.
O teste do pezinho é parte da triagem neonatal que, realizada em conjunto com as triagens auditiva (teste da orelhinha) e ocular (teste do olhinho), é capaz de detectar precocemente um grupo de doenças congênitas e hereditárias.
Nesta terça e quarta-feira, 19 e 20, a capacitação será realizada em Brasileia e Cruzeiro do Sul, contemplando os enfermeiros e técnicos das demais regionais do estado.
Cronograma (Horário – 8 às 13 horas):
Brasileia – 19/08 – Auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup) – ao lado da prefeitura.
Cruzeiro do Sul – 20/08 – Auditório da Escola Dom Henrique Ruth.