reconhecimento

Atuação da Igreja Católica no Juruá é homenageada pela Assembleia Legislativa

No Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, foi realizada a Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça, 30, lembrando as ações da Igreja Católica no Vale do Juruá. Os trabalhos, presididos pelo deputado estadual Nicolau Júnior (PP), contaram com a presença do vice-governador Major Rocha, autoridades eclesiais, políticas e sociais, que lotaram o auditório.

Ações sociais da Igreja Católica na região foram reconhecidas. Foto: Diego Gurgel/Secom

Nicolau, presidente da Aleac, que nasceu em Cruzeiro do Sul, reconhece a influência dos católicos na vida social da região. “A Igreja Católica é uma referência que está presente desde o inicio da criação de Cruzeiro do Sul. Tanto na infraestrutura quanto na parte social, cultural e educacional, as contribuições dos padres para a nossa cidade são imensas. Então é uma honra podermos fazer essa homenagem a todos os padres e freiras que contribuíram tanto para o nosso desenvolvimento”, disse.

O próprio Nicolau estudou numa escola de formação católica, o Instituto Santa Terezinha, em Cruzeiro do Sul, e admite essa influência na sua vida pessoal, familiar e política: “Essa formação ajudou-me a ter responsabilidade através dos ensinamentos que recebi na escola. Assim, estou tendo a oportunidade de ser o presidente da Aleac ouvindo aqueles que mais precisam e ajudando em tudo que é possível para podermos desenvolver o nosso estado economicamente e socialmente”.

O governador Gladson Cameli também estudou em colégios católicos de Cruzeiro do Sul durante a sua infância. Ele não pôde estar presente à sessão solene, mas mandou uma mensagem, que foi lida pelo líder do governo na Aleac, deputado Pedro Longo (PV).

O deputado Nicolau Júnior falou da influência católica na sua vida pessoal, familiar e política. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Encontrar palavras para falar da importância da Igreja Católica para Cruzeiro do Sul e o Vale do Juruá não é fácil, porque a atuação dos padres e irmãos se confunde com a nossa própria história. A influência da Igreja Católica no Juruá está refletida na nossa organização social, deixando vivos traços marcantes na educação, na arquitetura, na saúde, na alimentação e na vida espiritual dos juruaenses. Então vou resumir todo esse legado com apenas uma palavra: gratidão”, afirmou o governador em sua mensagem.

O prefeito municipal Zequinha Lima parabenizou a Aleac pela iniciativa, ressaltando a importância da valorização histórica das contribuições dos católicos. “Eu fui muito influenciado pela Igreja Católica. Estudei cinco anos como seminarista diocesano e espiritano, para ser padre e depois desisti. Mas o que sou devo à Igreja Católica, a minha formação e disciplina, tudo que aprendi foi dentro dos seminários. Acho justa essa homenagem, porque até hoje a Igreja continua fazendo história na nossa cidade através de ações sociais tão importantes associadas, à evangelização”, ressaltou.

Evangelização e ação social

O atual bispo da Diocese, Dom Flávio Giovanele, explicou que sempre houve parcerias históricas da Igreja Católica com as administrações públicas que permitiram uma série de ações em toda a região do Alto Juruá. “Assim o desenvolvimento social e religioso se confundem, porque Jesus Cristo pregava o Evangelho, mas ao mesmo tempo curava e ajudava as pessoas. A dimensão social e a evangelização sempre caminham juntas”, ponderou o Bispo.

Apresentações também fizeram parte da homenagem. Foto: Diego Gurgel/Secom

Dom Flávio também falou sobre o atual trabalho dos católicos e as diferenças das ações no passado: “Atualmente atuamos em 12 municípios do Juruá, no Acre e no Amazonas, e continuamos com a missão de evangelizar, auxiliando nas questões sociais. Claramente o poder público aumentou muito nos últimos 90 anos. A maioria das escolas são públicas e não mais da igreja, assim como o calçamento de ruas, que começou nessa região com a parceria da Diocese com o Exército. Agora são as prefeituras que fazem esse serviço. Mas continuamos com as parcerias nos sistemas de saúde, de educação e assistência social. Temos as nossas atividades com a Pastoral da Pessoa Idosa, a Pastoral da Criança, o Educandário e os Vicentinos. Assim continuamos com a meta de evangelizar auxiliando nas causas sociais”.