Ato lança Marcha das Margaridas 2015 no Acre

A expectativa é de que, em 2015, mais 100 mil mulheres participem da Marcha (Foto: Maria Meirelles)
A expectativa é de que em 2015 mais 100 mil mulheres participem da marcha (Foto: Maria Meirelles)

Com o lema: “As Margaridas Seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”, foi realizado, na noite desta terça-feira, 16, no auditório da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Acre (Fetacre), em Rio Branco, o lançamento da Marcha das Margaridas 2015.

O ato faz parte da programação da Oficina Estadual de Capacitação Projeto Margaridas em Marchas, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) nos últimos três dias. A expectativa é de que, em 2015, mais 100 mil mulheres participem da mobilização prevista para a marcha, nos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília.

Para secretária nacional da Contag, Alessandra da Costa, o momento é de preparatória estadual para a quinta Marcha das Margaridas. “A marcha reúne mulheres de todo o Brasil e dar voz ao que, efetivamente, elas estão vivenciando em suas comunidades. E reconhece as reivindicações das mulheres do campo, florestas e águas”, disse.

“Gostaria de acrescentar um ingrediente a mais, que é a luta contra o racismo. Quem é mulher, negra, trabalhadora rural ou indígena sofre racismo. Portanto, é necessário que acrescentemos à pauta da Marcha das Margaridas 2015 o enfrentamento a todas as formas de racismo”, destacou a secretária adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Rio Branco, Lúcia Ribeiro.

Segundo a titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, o Estado dará todo o apoio necessário para que as acreanas participem do encontro. “Nós estamos juntas, pois essa é uma luta legitima, é uma onda de energia positiva que merece ser fortalecida. E vocês podem contar com o apoio integral do governo na mobilização para a marcha”, ressaltou.