“Doutor da Borracha” recebe reconhecimento em Prêmio Chico Mendes

Premiado por iniciativa estadual no Prêmio Chico Mendes de Florestania, o seringueiro e artesão José Rodrigues de Araújo, conhecido popularmente como “Doutor da Borracha”, recebeu das mãos da primeira-dama, Marlúcia Cândida, o Certificado de Reconhecimento e o troféu “Castanha de Bronze”.

AH3K2385
O artesão confecciona sapatos, acessórios e bandeiras, entre outros, usando como matéria-prima a borracha. (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Nascido em Assis Brasil, o seringueiro trabalha com extração de látex, fabricação da borracha e folhas defumadas líquidas desde os 8 anos de idade. Há pouco mais de 7 anos, José Rodrigues teve a ideia de usar os produtos de forma criativa e passou a produzir artesanato a partir do látex.

“Depois de presenciar um curso na Universidade Federal de Brasília [UnB], tive a ideia de usar os produtos que uso e fazer várias peças a partir disso. Foi então que nasceram os acessórios a partir do látex”, lembra

Desde então, o artesão passou a confeccionar sapatos, acessórios e bandeiras, entre outros, usando como matéria-prima a borracha. A iniciativa pioneira passou a ser reconhecida em diversas esferas, e hoje os produtos são exportados para São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e até a Holanda. Além disso, incentivado pela primeira-dama, as peças foram expostas em salões na Inglaterra e Itália.

O reconhecimento no Prêmio Chico Mendes foi de suma importância para o “Doutor da Borracha”. “Esse prêmio, para mim, representa minha vida e meu trabalho. É com muito mérito que recebo esse reconhecimento, em uma premiação que leva o nome de um grande seringueiro”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter