O 2° Festival Esportivo Paralímpico de Bocha foi realizado na quarta-feira, 21, em Rio Branco, unindo esportistas de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Assis Brasil e Senador Guiomard. Agora, os vencedores de cada categoria estão aptos a representarem o Acre no festival regional, que será realizado no fim de julho, em Belém (PA).
A modalidade olímpica é praticada por atletas cadeirantes com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. Nas disputas, os competidores usam cadeiras de rodas. Só na competição acreana participaram 23 atletas, disputando em quatros categorias: BC1, BC2, BC3 e BC4, que são classificadas de acordo com a deficiência do atleta.
A jovem Rita Andrade, de 22 anos, foi a campeã na categoria BC1. Ela não se intimida com as limitações físicas e se define como bailarina, escritora e blogueira. Feliz com o resultado, ela revela: “Foi convicta no meu potencial que me doei por inteira no Campeonato Estadual de Bocha Paralímpica e no fim tive o resultado tão almejado: a classificação em primeiríssimo lugar na categoria BC1 para o Campeonato Regional Norte”.
A secretária de Esporte, Shirley Santos, conta que o governo do Estado está estudando possibilidades para que os atletas e seus treinadores possam participar da etapa regional no Pará.
“Estávamos nos organizando para ir à etapa regional em Porto Velho, mas semana passada a sede foi mudada para Belém, e agora precisamos procurar maneiras de ir, já que é uma mudança bem brusca”, explica Shirley.