Planejamento reprodutivo é tema de capacitação em Rio Branco

Profissionais receberam kits educacionais que serão usados nas ações educativas de planejamento familiar no interior (foto: Lane Valle)

Termina nesta quinta-feira 22, em Rio Branco, a Capacitação em Planejamento Reprodutivo destinada a médicos e enfermeiros da Atenção Básica da Regional do Baixo Acre.

A atuação dos profissionais de saúde, no que se refere ao planejamento reprodutivo, está pautada no artigo 226, parágrafo 7, portanto no princípio da paternidade responsável e no direito de livre escolha dos indivíduos e/ou casais.

O curso é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde da Mulher, e visa fortalecer as ações educativas em saúde sexual e reprodutiva, além de ampliar o acesso das mulheres/homens/casais à informação e métodos para o planejamento reprodutivo, reduzindo o número de gravidez não planejada, número de mortes maternas e abortos.

De acordo com a gerente da Divisão de Saúde da Mulher, Maria do Rosário Noronha, a ideia da capacitação é que os profissionais levem para os municípios as ações do planejamento familiar, e como são desenvolvidos os processos para o procedimento cirúrgico como laqueaduras de trompas e vasectomia, que hoje também são ofertados pela saúde pública.

“O Ministério da Saúde dispõe de todos os métodos contraceptivos, inclusive as cirurgias. Mas existem vários critérios para que esses processos sejam montados. A mulher, ou o casal, é acompanhada por uma equipe multidisciplinar e recebe toda a informação necessária antes da decisão de fazer a cirurgia”, destaca.

Durante a capacitação, os profissionais em saúde receberam kits educacionais que serão trabalhados nas ações de planejamento reprodutivo nos municípios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter