Atleta acreana participa de campeonato mundial de Taekwondo na Coreia

 

Tião Viana parabenizou a atleta pela firmeza e desejou força para vencer a competição (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana parabenizou a atleta pela firmeza e desejou força para vencer a competição (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Liriel Dara tem apenas 13 anos, mas é a primeira atleta acreana a fazer parte da seleção brasileira de Taekwondo, e vai representar o Acre, como único estado da região Norte a competir no segundo Campeonato Mundial de Taekwondo da Coreia do Sul, de 23 a 26 de agosto. O governador Tião Viana recebeu a atleta na Casa Civil, nesta quarta-feira, 12, e garantiu todo o apoio possível do governo para que Liriel continue firme no esporte e se consagre ativa em outros torneios e competições.

“Parabéns pela firmeza, força e vamos vencer essa competição”, incentivou Tião Viana. A atleta veio acompanhada pelo pai, Raimundo Peres, a secretária de Esportes, Shirley Santos, e o presidente da Federação Acreana de Taekwondo, Itacy Camargo, que acompanhará Liriel no mundial e, inclusive, foi convidado para compor a delegação brasileira no campeonato.

“Podemos dizer que o Acre foi duplamente agraciado em sua representação, tanto na seleção quanto na comissão técnica”, observou Itacy Camargo. O presidente contou, ainda, que Liriel já confirmou participação em outros dois campeonatos: o Panamericano do México, que ocorre de 8 a 11 de setembro na cidade de Aguascalientes, e o “Open Cidade Maravilhosa”, no Rio de Janeiro, em outubro.

“A gente lutou bastante por esse momento, foram muitos treinos para cumprir com nosso papel de atleta. Agora é pensamento positivo e vamos conseguir essa vitória, se Deus quiser”, diz a jovem atleta.

A secretária de Esportes, Shirley Santos, falou sobre a importância do incentivo do governo ao esporte no Estado, e destacou o apoio sempre presente à Federação Acreana de Takwondo, por meio da celebração de convênios.

“A ajuda do governo nesse momento é fundamental porque só com os recursos da federação não seria possível a participação da atleta no mundial. Graças à sensibilidade do Estado, o Acre vai estar competindo num campeonato internacional”, afirmou a gestora.