Atendentes de alunos com necessidades especiais recebem formação na SEE

Reunidos no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), cerca de 130 profissionais que atendem alunos com necessidades especiais em escolas da rede pública da capital participam nesta quarta-feira, 29, do curso de formação de atendente pessoal.

Atendentes pessoais são capacitados em curso de formação (Fotos: Marinez Lopes/ SEE)
Atendentes pessoais são capacitados em curso de formação (Fotos: Marinez Lopes/ SEE)

O curso é uma realização da SEE, por meio da Coordenação de Ensino Especial, e tem por objetivo capacitar, qualificar e acompanhar os profissionais que atuam diretamente com as dificuldades de alimentação, higienização e locomoção desses estudantes.

Com duração de 80 horas, a reunião dos formadores é realizada a cada mês, possibilitando um acompanhamento direto do trabalho dos atendentes, além de um diagnóstico das necessidades e dificuldades que precisam ser trabalhadas e melhoradas.

Graças ao encontro, trabalha-se o aumento da qualificação deste serviço, preparando os atendentes para acolherem com eficácia as necessidades dos alunos com deficiências, sejam físicas, mentais ou múltiplas.

“Cada criança tem sua especificidade. Assim, cada acompanhamento é efetuado de forma diferenciada para atender de forma correta, levando em consideração a necessidade do aluno”, enfatizou Úrsula Maia, coordenadora do ensino especial da SEE.

Para Cleide Freitas, atendente da Escola Ayrton Senna, a formação oferece o suporte que ela precisa para atender melhor seu aluno. “Meu aluno é autista e ele precisa que eu esteja preparada de todas as formas para auxiliá-lo diariamente. A formação é um aprendizado necessário”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter