Esporte e cidadania

Atendendo a comunidade, Governo fará recuperação da quadra da Estação Experimental

O secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Thiago Caetano, esteve na tarde desta terça-feira, 30, na popularmente conhecida Quadra da Funbesa, localizada no bairro Estação Experimental, analisando o espaço para uma recuperação de urgência que mantenha e amplie suas atividades esportivas e sociais.

A visita do secretário foi um pedido da própria comunidade da Estação. Esportistas amadores e profissionais, entre jogadores de vôlei e praticantes de artes marciais, além de representantes das igrejas do bairro, relataram problemas históricos do local que, mesmo abandonado pelo Estado nos últimos sete anos, ainda mantém um grande número de atividades, incluindo um encontro da turma de Bombeiros Mirins.

Mesmo deteriorada, quadra da Estação ainda mantém um grande nível de atividades físicas e sociais (Foto: Secom)

Thiago Caetano declarou que irá fazer um projeto emergencial baseado na recuperação do piso da quadra, a pintura do local, além de possíveis melhorias na iluminação. Para uma reforma completa, ele estuda buscar recursos como emendas parlamentares, sensibilizando a bancada federal acreana.

“Ouvimos essa demanda e conseguimos perceber que esse é um espaço muito importante para essa comunidade que vai além do esporte. Assim, vamos trabalhar com essa recuperação, estabelecendo algumas prioridades, como a recuperação da quadra, e depois pensar numa outra demanda que é a cobertura, que melhoraria o espaço principalmente para o período de chuvas”, conta.

Morador da Estação e estimulante de práticas esportivas no local, o professor de educação física Lindauro Bardales destaca que pelo menos 100 jovens fazem a prática do voleibol na quadra, mesmo com o espaço deteriorado.

“Essa visita técnica nos deixa muito felizes. Fico esperançoso porque esse é um espaço que tem 40 anos e teve poucas intervenções. Eu acredito, confio nessa nova gestão, que vai trazer essa reforma”, destaca Lindauro.

A Quadra da Funbesa reúne ainda um campo de futebol e um Centro da Juventude, que também se encontra abandonado há anos pelo poder público e receberá uma intervenção do Estado para que possa funcionar como um espaço para prática de artes marciais.

Thiago Caetano destaca ainda que a recuperação de espaços esportivos comunitários faz parte do projeto de gestão do governador Gladson Cameli, que já iniciou intervenções na Arena da Floresta e no Ginásio Coberto. O governo também irá buscar parceiros e doações para que mais atividades possam ser realizadas.