Grupos que aderiram às atividades físicas já observam melhorias no dia a dia
Apresentada pelo Governo do Estado do Povo do Acre em janeiro de 2011, a Secretaria Adjunta de Humanização, que é órgão da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), assumiu o desafio de implementar a Política de Humanização na gestão pública. Com foco principal na valorização do servidor público, diversos projetos e atividades foram desenvolvidos ao longo do ano. Entre eles, destaca-se o projeto Servidor em Movimentoque atualmente conta com 29 secretarias participantes.
O Servidor em Movimento tem como atividade principal a Ginástica Laboral onde o intuito é de prevenir lesões causadas pela repetição diária de movimentos ou o posicionamento inadequado de postura ao executar as funções de trabalho.
Entre as secretarias que aderiram ao projeto, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) está entre as que mais se destacaram no primeiro ano de atuação da Humanização. Na SEE, os servidores foram acompanhados e orientados por professores e acadêmicos de Fisioterapia da Uninorte, que alertaram sobre os riscos de alguns vícios de posturas. Além disso, os aulões de ginástica laboral têm grande participação dos colaboradores.
A Secretaria Adjunta de Humanização ofereceu às secretarias, que têm como endereço o centro da cidade e seu entorno, aulas de ginástica laboral com o auxílio de acadêmicos de Educação Física. Com essa finalidade, foi feito também uma capacitação aos servidores com formação em Educação Física e que poderiam contribuir para disseminar a prática da Ginastica Laboral nas secretarias mais afastadas do centro. Esse contato foi possível por meio da articulação da Rede Acreana de Humanização da Gestão Pública.
Outra experiência que merece destaque são as aulas de Yôga praticada pelos servidores das Secretarias de Segurança Pública (Sesp), Planejamento (Seplan) e de Gestão Administrativa (SGA), todas as terças e quintas-feiras, no auditório da Sesp. Além de propor uma atividade que trabalha a musculatura de todo o corpo, os encontros também têm proporcionado maior interação entre os servidores o que beneficia as relações interpessoais.
Qualidade de vida para os servidores no ambiente de trabalho
A atenção à saúde do servidor oferece serviços como vacinação e avaliação nutricional aos servidores que não têm compatibilidade de tempo para realizar essas atividades. As orientações também são repassadas por meio de palestras e campanhas. No primeiro ano da secretaria foram disponibilizadas cerca de 40 mil doses de vacinas para servidores, além de palestras motivacionais, que estimulam a boa alimentação e a prática de atividades físicas.
A servidora Erica Silva participou da campanha de vacinação e falou da importância de ações como esta. “Eu não conseguia completar as doses da vacina contra Hepatite por falta de tempo e de logística, porque é muito complicado sair do trabalho para enfrentar fila nos postos de saúde”. Animada com o resultado da vacinação, ela espera “que outros atendimentos possam vir até nós”.
Para cumprir o desafio de implementar a Política de Humanização no Estado, estão sendo criadas também atividades de lazer. Uma delas é o Cine Servidor que associa o entretenimento à reflexão sobre temas diversos. Uma boa alternativa para quem aproveitar o intervalo do almoço e assistir a um bom.
Articulação em rede garante participação de todas as secretarias no trabalho de humanização
Uma ferramenta que garantiu o acesso democrático às ações da humanização, de acordo com as possibilidades de cada secretaria, foi a Rede Acreana de Humanização da Gestão Pública. Por meio dela foi possível realizar atividades coletivas como a campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças, a Semana do Servidor e ainda a doação de objetos e peças de roupas para o Acre Solidário e o Brechó de Natal, Cartão Cantado de Natal e o Campeonato Intersecretarias.
Para a diretora de Humanização, Elineide Medeiros, “A constituição da Rede Acreana de Humanização da Gestão Pública bem no início de 2011 foi fundamental para que tivéssemos alcance em todas as secretarias e órgãos nessa proposta de otimizar e dar visibilidade às ações e projetos realizados em cada secretaria. Ao longo do trabalho, constatamos o que já imaginávamos, que todos os gestores estão antenados com a importância da construção de melhores relações interpessoais no trabalho e de um melhor clima organizacional”.
Segundo Elineide, o trabalho da Rede permite a relação direta com representantes de diferentes instituições do governo. “Com isso, podemos desenvolver diversas ações em parceria, multiplicando a nossa capacidade de ação. Isso nos leva a afirmar que a humanização na gestão pública no Acre é uma realidade”.