Assistência Hospitalar às populações ribeirinhas completa nove anos

Governo do Estado e Marinha do Brasil realizaram mais de 42 mil procedimentos médicos e odontológicos no ano passado

navio.jpg

Navio Hospital há nove anos presta serviço de saúde em comunidades isoladas do Acre com apoio do Governo do Estado (Foto: Arquivo Secom)

A assistência hospitalar às populações ribeirinhas do Acre prestada pela Marinha do Brasil (MB) em parceria com o Governo do Estado completa nove anos em 2009. A bordo de três navios hospitalares 27 profissionais na área de saúde realizam atendimentos médicos, odontólogos, pequenas cirurgias e vacinação. O público alvo são as pessoas que moram ao longo dos rios amazônicos e não tem acesso aos sistemas tradicionais de saúde.

Desde o último dia 30 de janeiro, o navio começou a nova missão em território acreano. O navio já atendeu cerca de 17 mil pessoas com 45 mil procedimentos ao todo. E somente neste ano os números já estão se aproximando da marca do ano passado. Até o dia 06 deste mês já foram atendidas 14.805 pessoas com 34.801 procedimentos médicos, odontológicos, pequenas cirurgias e vacinação. Foram atendidas 13 comunidades em Cruzeiro do Sul, 07 em Rodrigues Alves, 04 em Mâncio Lima, 14 em Porto Walter e 11 em Marechal Thaumaturgo e uma no município de Tarauacá.

No ano passado 51 localidades foram atendidas, com um total de 42.832 procedimentos. Foram mais de 19 mil materiais médico/odontológicos e medicamentos utilizados. Os navios percorreram as comunidades Renascer, Profeta, Paraná dos Mouras, Luzeiro, Pucalpa, Rodrigues Alves, São Pedro, Gregório, Timbaúma, Simpatia, Nazaré, Lucanha, Porto Said, Novo Horizonte, Califórnia, Grajaú, Porto Walter, Ruças, 13 de Maio, Nova Cintra, Várzea, Miritizal, Boca da Alemanha, Remanso, Cobal, Campinas, 7 de Setembro, Zé de Souza, São Bento, Boca do Caeté, Bananal, Seringal Oliveira, Canela Fina, Santa Rosa, Assis Brasil, Igarapé Preto, Cruzeirinho, Jaburu, Grajauzinho, Foz do Grajaú, Purungaba, Triunfo, PAratai, Paratai, Vila Oriente, Foz do Tejo, Acuriá, Foz do São João, Ceará e Marechal Taumaturgo.

A tripulação dos navios é composta por militares, e também pela equipe médica, dentistas e farmacêutico, o local é ambientalizado para que os procedimentos possam ser realizados. O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, oferece profissionais especializados em malária, leishmaniose e vacinação.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter