Capacitação

Assistência Social presta apoio técnico em Cruzeiro do Sul

Na última semana, a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), por meio da equipe técnica do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), esteve em Cruzeiro do Sul realizando apoio técnico referente aos programas e sistemas de assistência social executados pelo Estado. 

A equipe apresentou as diretrizes e mudanças do Programa Auxílio Brasil, do Cadastro Único e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para os funcionários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). 

Equipe técnica se mobilizou para instruir quanto aos programas e sistemas da política de assistência social. Foto: cedida

Equipes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e entidades socioassistenciais também foram capacitadas na passagem do Estado pelo município, totalizando uma média de 200 pessoas instruídas. 

Quanto ao apoio promovido pelo Estado, João Mascarenhas, diretor de Assistência Social da SEASDHM observa: “Os municípios encontram muitos desafios em relação ao atendimento da população beneficiária dos programas sociais, por isso é de grande importância a frequente presença das instituições estaduais. Prestamos um papel de cooperação técnica, que fortalece o trabalho diário executado pelas gestões municipais”.

A terra indígena Katukina também foi visitada pela equipe de assistência social do Estado, realizando atendimentos itinerantes, alcançando 120 famílias, por meio de entrevistas sociais e atualizações cadastrais, inclusão e fornecimento de informações relacionadas ao Programa Auxílio Brasil e ao CadÚnico.