mudanças

Assembleia Legislativa aprova reforma administrativa com criação da Secretaria da Mulher

A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) aprovou no início da noite desta quarta-feira, 15, por maioria absoluta de votos, a reforma administrativa proposta pelo governo do Estado, que estabelece a criação da Secretaria de Estado da Mulher; a Secretaria de Estado de Relações Federativas, em substituição à Representação do Acre em Brasília; e a  Secretaria Adjunta da Juventude, subordinada à Secretaria de Educação, além do retorno da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo.

Deputados estaduais aprovam reforma administrativa Foto: Ismael Medeiros/Aleac

Também foram aprovados ajustes na reforma administrativa do fim do ano passado. Com isso, a Secretaria de Produção e Agronegócio (Seprod) ganhou nova nomenclatura e passará a se chamar Secretaria de Produção e Agricultura. O ajuste contempla ainda a criação da Diretoria de Pesquisa, Tecnologia e Inovação do Agronegócio e melhor distribuição das funções gratificadas a servidores.

Também foi aprovado o projeto de lei que garante a indenização aos servidores temporários do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), antigo Depasa, e do Detran, além da prorrogação do auxílio para os servidores da Saúde no valor de R$ 420.

O secretário de Governo, Alysson Bestene, destacou a importância da aprovação da reforma no contexto da valorização do servidor público e o cumprimento do compromisso firmado pelo governador no desmembramento da pasta destinada especificamente às mulheres, bem como na ênfase à geração de emprego e renda.

“O governador Gladson tem uma forte preocupação e total responsabilidade com a saúde financeira do Estado. Além disso, a criação da Secretaria da Mulher garante o fortalecimento dos direitos das mulheres, com firme combate ao crime de feminicídio, e o retorno da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, que trabalha diretamente no crescimento da geração de emprego e renda”, destacou Bestene.

Atuação dos parlamentares da base do governo foi fundamental na aprovação. Foto: Ton Lindoso

Para a líder do governo na Aleac, deputada Michelle Melo (PDT), com essa reforma o Poder Legislativo dá ao governador Gladson Cameli melhores condições de trabalhar pela população. “Estamos juntos com o governador, dando à população o que ela precisa: cuidado, qualificação dos seus jovens, emprego e renda. Tenho certeza de que novos dias muito melhores virão”, disse a deputada.

Gladson agradece apoio da bancada e destaca criação da Secretaria da Mulher

O governador Gladson Cameli fez questão de agradecer o apoio e o empenho dos parlamentares estaduais que analisaram e aprovaram, nas comissões e também em plenário, a reforma administrativa do governo do Estado para os próximos quatro anos.

Governador Gladson Cameli destaca apoio de parlamentares na aprovação da reforma administrativa. Foto: Arquivo Secom

“Não podemos jamais deixar de colocar a responsabilidade fiscal e a saúde financeira do Estado em primeiro lugar. A reforma foi feita porque estamos com os números a nosso favor. Sou grato aos parlamentares pela aprovação da reforma. Saibam que não vou decepcionar o voto de cada um dos senhores”, disse Cameli.

Segundo o governador, a prioridade dessa reforma, além do combate ao feminicídio, readequação do setor produtivo e criação da Secretaria Adjunta de Juventude, é garantir emprego e renda para os acreanos.

“Nosso povo precisa de emprego e o empreendedorismo é um forte aliado nessa batalha. Os servidores precisam ser valorizados, por isso prorrogamos o auxílio da Saúde, garantimos as indenizações do Saneacre e do Detran e garantimos uma distribuição mais justa das gratificações aos servidores de carreira, além de que as mulheres não podem continuar sendo vítimas de violência sem que haja um forte aparato de proteção do Estado, que será garantido através da nova Secretaria da Mulher”, destacou Gladson Cameli.