A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) realiza nesta quarta-feira, 18, a primeira formatura do programa Asas da Florestania, no auditório da Escola Kairala José Kairala, às 18h30, no município de Brasileia.
O programa, realizado em parceria com o Instituto Dom Moacyr, tem como objetivo principal garantir a comunidades distantes a certificação de conclusão da Educação Básica através da oferta do Ensino Médio, qualificando profissionalmente os alunos que participam do curso, sem a necessidade de deslocamento dos mesmos para a zona urbana.
São 77 alunos, dos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, que estão concluindo as aulas iniciadas no começo de 2009. Com a formatura, torna-se possível a integração no currículo do Ensino Médio à Educação Profissional. De acordo com a técnica de ensino Rosângela Melo, da Coordenação de Ensino Rural da SEE, a formatura “possibilita uma nova etapa na vida dessas pessoas. Agora, com a qualificação profissional melhorada e a certificação de conclusão do Ensino Médio, muitas portas se abrem para prosseguirem seus estudos”.
O Asas da Florestania voltado para o Ensino Médio está implantado em 18 municípios do Estado do Acre, tendo duração aproximada de três anos. Em 2008, primeiro ano do programa, as matrículas chegaram a 1.120 alunos. Em 2010, o número de alunos aumentou para três mil.