Artistas são premiados no concurso “Cores da Cidade”

Na Galeria Juvenal Antunes 63 obras inscritas estarão à mostra ao público até amanhã, 28 (Foto: Val Fernandes)
Na Galeria Juvenal Antunes 63 obras inscritas estarão à mostra ao público até amanhã, 28 (Foto: Val Fernandes)

Artistas e convidados prestigiaram a premiação do concurso de artes visuais “As Cores da Cidade”, realizado pela Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos do Acre (AAPA), na manhã desta sexta-feira, na Galeria de Arte Juvenal Antunes. É a nona edição do concurso, que este ano celebra os 131 anos da cidade de Rio Branco.

No espaço da Galeria Juvenal Antunes, 63 obras inscritas no concurso estarão à mostra ao público até amanhã, 28. A exposição retorna no fim de janeiro de 2014, e fica em cartaz por um mês, com o apoio da Fundação Elias Mansour (FEM).

“Abrimos o calendário de atividades em comemoração ao aniversário de Rio Branco, com a mostra do que representa o ‘Cores da Cidade’. É um momento de muita alegria, pois a população poderá ver de perto o que os nossos artistas produzem. Esse concurso é a prova de que precisamos adubar bons frutos, o exemplo da boa política para a cultura”, disse Rodrigo Forneck, presidente da FGB.

As 15 obras foram premiadas nas categorias: pintura, desenho, escultura, gravura e grafite. Os prêmios em dinheiro foram concedidos ao primeiro, segundo e terceiro lugares.

“São nove anos de parceria. Esse é um projeto que faz parte do calendário da cidade. A cada ano percebemos que o nível dos trabalhos aumenta e toda uma nova geração de talentos é revelada”, comenta o artista visual Marcos Lenisio, presidente da Associação dos Artistas Plásticos do Acre (AAPA).

Natalino Santos recebeu o primeiro lugar na categoria pintura, com a obra “Meu barquinho de papel”; Danilo de S’Acre, com “Tipos Urbanos: O Homem Reciclável”, na categoria desenho; Dalmir Ferreira, com “Cena Rural Noturna”, em gravura; Alex de Oliveira, na categoria escultura, com a obra “Quebradeira de Castanha”, e Clementino Almeida, com “As Cores da Cidade de Rio Branco”, no grafite.

Danilo de S'Acre recebe o primeiro lugar na categoria desenho com a obra Tipos Urbanos O Homem Reciclável  (Foto: Val Fernandes)
Danilo de S’Acre recebe o primeiro lugar na categoria desenho com a obra Tipos Urbanos O Homem Reciclável (Foto: Val Fernandes)

“Utilizei lápis de cor sobre cartão. Me inspirei nas fotos de Val Fernandes para compor esse trabalho, que considero simples, uma narrativa sobre a urbanidade”, disse Danilo de S’Acre.

“Temos vários artistas revelados em outros estados e países, a exemplo de Hélio Melo. É preciso cada vez mais fomentar políticas nessa área. Aproveito para anunciar que, numa perspectiva avançada, estamos viabilizando a criação do Museu de Belas-Artes, no antigo prédio do Colégio Meta”, disse Francis Mary, presidente da FEM.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter