Articulação da Rota Internacional é retomada

Representantes do Acre estiveram em Brasília para falar sobre a consolidação da rota (Foto: Cedida)
Representantes do Acre estiveram em Brasília para falar sobre a consolidação da rota (Foto: Cedida)

A secretária de Turismo e Lazer do Acre, Rachel Moreira, e o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo do Mato Grosso, Jairo Pradela, juntamente com os representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Sirlânia Venturin e André Luiz Schelini, do Acre e do Mato Grosso, respectivamente, estiveram reunidos na manhã da última segunda-feira, 28, com representantes do Ministério do Turismo (MTur). Na pauta, a retomada das ações de consolidação e promoção da Rota Internacional Pantanal, Amazônia, Andes e Pacífico.

A reunião, articulada pelo governo do Acre, contou também com a presença de dois técnicos da representação do governo de Rondônia em Brasília. Logo no início da reunião, os representantes dos três estados brasileiros que integram a rota foram surpreendidos com a notícia de que o ministério irá reformular o Frontur (foro de debates para promoção do turismo em áreas de fronteira). Com a nova roupagem, o Frontur passa a ser política pública voltada para a promoção, a infraestrutura e a qualificação nos estados fronteiriços.

“A Rota Internacional pela Interoceânica está avançada, e acreditamos que poderá ser a primeira beneficiada pelas ações do Frontur”, explica Acir Pimenta.

Durante a reunião, ficou definida a agenda das próximas ações a serem executadas visando a promoção da rota. Entre elas está uma reunião com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), para a retomada da inclusão do projeto no orçamento de 2015 e possíveis aportes financeiros para este ano.

Outra ação definida e já encaminhada é uma reunião com a presidência da Associação Brasileira de Empresas de Aéreas (Abear), prevista para o dia 7 de maio próximo.

“Esperamos articular a atuação de empresas brasileiras na rota, interligando todos os Estados que a compõem com o Peru, por meio de pelos menos três voos semanais”, defende o secretário do Mato Grosso.

Ação para Copa – Rachel Moreira propôs que os estados se unissem para viabilizar uma ação de divulgação da Rota Internacional em pelo menos uma cidade sede da Copa. Nesse caso, a capital prioritária é Cuiabá (MT), pois integra o destino.
“Estima-se que, nos dias de jogos da Colômbia e do Chile, 20 mil turistas estrangeiros estarão em Cuiabá. Se contarmos com as pessoas que estarão nos outros dias de jogos, teremos milhares de potenciais visitantes da rota”, argumenta.

A proposta inicial é de que um estande seja montado em Cuiabá e que um material integrado apresentando pelo menos dois atrativos de cidades que compõem a rota seja elaborado.