Artesãos participam de planejamento estratégico para 2017

Evento foi realizado na Livraria Paim na sexta-feira (Foto: Angela Peres/Secom)
Evento foi realizado sexta-feira, na Livraria Paim (Foto: Angela Peres/Secom)

A loja Artesanato Acre Made in Amazônia completou na sexta-feira, 2, um ano de funcionamento, no Via Verde Shopping. E no intuito de identificar erros e acertos e definir estratégias para 2017, parte dos artesãos que têm peças expostas na loja esteve reunida na Livraria Paim com a consultora do Sebrae, Rozana Trilha, de Manaus (AM).

No evento intitulado World Café, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), e apoio do Sebrae, os artesãos participaram de mesas redondas e dinâmicas para estabelecer conceitos para um plano de ações, relacionadas à gestão da loja e relacionamento com o mercado.

Antes deste encontro, a consultora, que fica no Acre até o domingo, 4, conferiu os resultados obtidos neste primeiro ano, para definir ações integradas de desenvolvimento de marketing, divulgação via web e design gráfico, além de acompanhar a mudança da identidade visual pela qual a loja está passando, com nova decoração e iluminação no espaço.

Rozana é especialista em consultoria e curadoria de peças artesanais (Foto: Angela Peres/Secom)
Rozana é especialista em consultoria e curadoria de peças artesanais (Foto: Angela Peres/Secom)

De acordo com Rozana, mais importante que fazer um plano de ações a serem executadas pelos artesãos, é construí-lo junto com eles. “Queremos disseminar a identidade acreana, fortalecer a marca do artesanato no estado e esse orgulho amazônico, fazer com que os artesãos se apropriem disso, para que estejam mais afinados com o público local e externo”, declarou.

A Acre Made in Amazônia é resultado do esforço do governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), em parceria com o Sebrae Acre, gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, prefeitura de Rio Branco e a Cooperativa de Artesãs Mulher Arte de Vencer (Coopermave).

Segundo o gerente de Serviços e Comércio do Sebrae Acre, Aldemar Maciel, o próximo passo será inserir a exposição de peças de mais artesãos na loja. “Por isso, é tão importante identificarmos, juntos, quais são os gargalos operacionais que ainda existem, para que o espaço do artesanato tenha uma apresentação ainda melhor e atenda as exigências do mercado, com a exploração da nossa regionalidade e da matéria-prima”, afirma.

Vale ressaltar que o endereço físico dos artesãos foi um desdobramento do sucesso das primeiras edições das feiras de artesanato mensais no shopping. Esse reconhecimento da qualidade da produção acreana no setor tem se propagado fora do estado, com as feiras nacionais.

Neste ano, o Acre esteve em três feiras nacionais e ainda participará neste mês da 27ª edição da feira Mãos de Minas, em Belo Horizonte (MG). Em São Paulo, o Acre foi destaque na feira Brasil Original, sendo campeão de vendas, ao movimentar mais de R$ 300 mil.

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