Artesãos acreanos são homenageados em Rio Branco

Os artesãos acreanos foram homenageados em sessão especial na Câmara municipal (Foto: Diego Gurgel/Setul)

Os artesãos acreanos foram homenageados em sessão especial na Câmara municipal (Foto: Diego Gurgel/Setul)

Na manhã desta quinta-feira, 21, foi realizada na Câmara Municipal de Rio Branco, uma sessão especial em homenagem ao Dia Mundial do Artesão, comemorado no dia 19 deste mês.

Na oportunidade, o presidente da casa, professor Roger, deu as boas-vindas aos convidados, representantes do Sebrae, Secretaria de Turismo (Setul), e Cooperativa de Produtos e Serviços Econômicos e Solidários do Acre (Cooesa).

Em sua fala, a coordenadora da divisão de artesanato da Secretaria de Turismo e Lazer, Simone Nascimentto, disse ser um grande avanço o reconhecimento do artesanato acreano pela população, sobretudo das autoridades, como uma atividade sustentável e de incremento econômico para os artistas da região. “Hoje é  um dia muito feliz, pois estamos comemorando esta parceria dos artesãos com o governo do Estado, e o aumento do fluxo de negócios envolvendo os artesãos acreanos, com empresas do Brasil e do mundo” disse.

Na mesma ocasião, foi anunciado o cadastramento de mais de 40 artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), no qual os artistas recebem uma carteira identificando-os em qual setor atuam.

Esta base de dados é um programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em execução pelo Programa do Artesanato Brasileiro, quem tem a coordenação da Setul no Acre.

No ano passado, o programa elaborou a base conceitual do artesanato brasileiro, com definições dos termos básicos do artesanato referentes a tipologias, classificações, características, técnicas de produção, produtos e matérias-primas, nos quais os artesãos locais, irão se inserir, se consolidando e obtendo visibilidade nacional quanto às suas produções.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter