Em comemoração oficial ao Dia Mundial da Água, o governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Rio Branco e o WWF-Brasil realizarão um evento com o tema “Cooperação pela Água” na próxima sexta-feira, 22 de março. Na ocasião, haverá a implantação de uma Unidade Demonstrativa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) na nascente do Igarapé Almoço, além de atividades culturais e plantio simbólico de mudas. Durante o evento também ocorrerá o anúncio da participação do Estado e do Município na Hora do Planeta 2013.
A atividade faz parte de um projeto de mobilização comunitária e formação para restauração florestal na APP da bacia do Igarapé Judia, que compõe o Programa de Conservação e Recuperação da Bacia do Rio Acre, uma das estratégias apontadas pelo Plano Estadual de Recursos Hídricos. O projeto envolve 17 escolas inseridas na bacia, onde duas delas realizarão a capacitação de agentes ambientais voluntários em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os agentes farão campanha pela restauração e tratamento de resíduos sólidos.
A bacia do igarapé Judia é considerada prioritária para o governo do Estado desde 2007, por sofrer impacto direto da área urbanizada, e possui um Conselho Gestor constituído por 15 instituições, financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), do governo federal. Além disso, a bacia conta também com o apoio do HSBC e do WWF-Brasil, através do Programa Água para a Vida, cuja meta é restaurar 25 hectares em área de APP, além de fomentar a formação e capacitação ambiental locais.
De acordo com Edegard de Deus, secretário de Meio Ambiente do Acre, a comemoração do Dia Mundial da Água vem chamar a atenção para a importância da cooperação em diferentes esferas, nos níveis local, regional e internacional, como é o caso da bacia do Rio Acre, que é trinacional – Peru, Bolívia e Brasil. “Para mim, o tema é bastante oportuno, já que em todas as atividades que realizamos buscamos também a participação da sociedade, o que pode ocorrer até mesmo com a organização para a melhoria da qualidade da água no seu bairro. Como boa parte das pessoas não se dá conta da importância do recurso, por ainda ter a ideia de que a água é abundante – especialmente na Amazônia – são eventos como este que mobilizam a população”, conclui Marli.
Dois mil e treze foi escolhido pela ONU como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”, e não há dúvida da importância deste recurso para a sobrevivência de todo ser humano. É necessário que a sociedade esteja consciente da maneira como consumimos e cuidamos de nossas águas. Para chamar a atenção para o assunto, o WWF adotou o uso da água como tema para a Hora do Planeta no Brasil este ano. Segundo Maria Cecília Wey de Brito, secretária-geral do WWF-Brasil, “ao chamar atenção para este assunto na Hora do Planeta, este movimento mundial em que apagamos as luzes durante uma hora, mostramos que energia, água e qualidade de vida estão todas intimamente ligadas”.
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos neste sábado, 23 de março, de 20h30 às 21h30. Em Rio Branco, serão apagadas as fachadas do Palácio Rio Branco, da Prefeitura, secretarias municipais, Biblioteca da Floresta e o Monumento aos Heróis Desconhecidos, na Praça da Revolução.
Além do gesto de apagar as luzes durante uma hora, participar da Hora do Planeta é uma forma de demonstrar que cada pessoa pode assumir uma postura ativa para começar a mudar o mundo em que vive e cuidar do meio ambiente não só neste sábado, 23, como também em todos os outros dias do ano.