Artesanato do Acre ganha loja no shopping

Diversos produtos do artesanato acreano serão comercializados no espaço (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Diversos produtos do artesanato acreano serão comercializados no espaço (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Para difundir o artesanato acreano, foi inaugurada, na quarta, 2, a loja “Artesanato: Acre Made in Amazônia”, no Via Verde Shopping, em Rio Branco. Peças em cerâmica, marchetaria, cestaria, acessórios como bolsas, colares, pulseiras, objetos de decoração e indígenas formam a cartela de produtos que serão comercializados no espaço.

A iniciativa surgiu da parceria do governo do Estado, que tem a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) atuando nas ações do segmento, com o gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, o Sebrae e a Cooperativa de Artesãs Mulher Arte de Vencer (Coopermav).

“Um produto com etiqueta e apresentação diferenciada agrega valor às peças e o artesão se sente mais contemplado como parte do setor da economia do estado”, avaliou Marlúcia Cândida.

A loja será gerenciada pela Coopermav durante três meses. Para Otília Melo, que preside a cooperativa, o projeto difunde a expressão da cultura de um povo: “É um prazer para a Coopermav apresentar a nossa identidade cultural para o mundo. Tenho certeza de que será um sucesso”, apostou.

A inauguração da loja foi na quarta, 2 (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A inauguração da loja foi na quarta, 2 (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Produtos de 26 artesãos compõem o catálogo da loja, devendo chegar a 50 até o fim de dezembro. “Será uma referência para o artesanato acreano”, comentou Henry Nogueira, titular da SEPN.

Para a diretora técnica do Sebrae, Sídia Gomes, “uma loja no shopping significa ampliar o leque de oportunidades”.

A loja

O projeto arquitetônico do ambiente, elaborado pelo gabinete da primeira-dama, remete a elementos amazônicos. “A floresta é fonte de matéria-prima e os produtos gerados a partir dela são as sementes”, explicou o design Lucas Blazute, responsável pela concepção da loja, que apresenta pinturas do artista visual Claudiney Alves.