Artesanato acreano é pauta em programa de entrevistas

A produção artesanal tem alcançado novos mercados (Foto: Miriane Teles)
A produção artesanal tem alcançado novos mercados (Foto: Miriane Teles)

O artesanato acreano, sua cadeia produtiva e o fomento da atividade pautaram o segundo bloco do programa Gazeta Entrevista, de quarta-feira, 25. Os artesãos Antônio Kleder Bezerra e Ana Gabriela Pereira representaram o grupo de participantes da Feira de Artesanato do Via Verde Shopping, que volta a ocorrer no próximo domingo, 28.

Os artesãos convidaram o público para visitar o evento e, principalmente, conferir as novidades. “Trouxemos uma nova coleção, chegou tudo hoje de Cruzeiro do Sul. Novas clutches [bolsas femininas bem pequenas, sem alças, para serem levadas à mão], capas de celulares e acessórios em marchetaria”, relata Ana, que é filha de Maqueson Pereira, renomado marcheteiro do Acre.

Já as biojoias da Eko Joias reúnem madeiras e sementes com prata, ouro e pedras brasileiras. “Nosso trabalho é sustentável, beneficia muitos seringueiros e pessoas que ainda estão na floresta. São elas que recolhem a matéria-prima que é transformada em arte e agora chega ao shopping”, ressalta Kleder.

A conversa discorreu, basicamente, sobre a vocação do artesanato regional, influenciado pela riqueza natural: “Os turistas gostam de comprar, porque as peças representam a Amazônia, mas agora está se formando um público local que reconhece a qualidade do nosso trabalho”, destaca Ana.

Como amostra, foram exibidos ainda outros produtos, como sandálias de látex, itens de decoração e até bordados. Um pouco do que pode ser conferido da nova safra da produção local.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter