Artesanato acreano ganha destaque na Expoacre 2015

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Trabalho de artesão resulta em desfile na Expoacre (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O que não faltou no desfile de biojoias acreanas, promovido pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), o Sebrae/AC e o gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, na noite deste sábado, 1, foram muita cultura e criatividade. Os visitantes da maior feira de negócios e entretenimento do Acre puderam conferir de perto a produção de mais de dez artesãos.

Promovido no Espaço dos Pequenos Negócios, na Expoacre 2015, o desfile apresentou as peças confeccionadas por artesãos da região do Vale do Juruá, Tarauacá/Envira, Baixo e Alto Acre. São acessórios de beleza e decoração que expõem a qualidade e versatilidade de uma produção com foco na sustentabilidade ambiental e econômica.

Produtos de cerâmica, tecelagem, cestaria e miçangas foram alguns dos itens apresentados pela Associação de Produtoras das Mulheres Indígenas Kaxinawá de Tarauacá e Jordão.

“A gente sempre participa da feira, mas é a primeira vez que temos nossas peças expostas em um desfile na Expoacre. É com muita alegria que a gente mostra aos acreanos as raízes culturais do estado, a partir do artesanato indígena do Acre”, destacou a presidente Mawapey Huni Kuin.

Alta-costura

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Cooperativa é especialista na confecção de vestidos de noivas e debutantes (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Quem também participou do desfile foi a Cooperativa Deus é Fiel (Coopervida), composta por sete costureiras do Projeto de Assentamento São Luiz do Remanso, em Capixaba. Famosas pela confecção de vestidos de noivas, o grupo expôs 25 vestidos de festa e 15 anos.

Contempladas com qualificação e máquinas de costura industrial, entregues pela SEPN, a Coopervida participa pela primeira vez da Expoacre. “Está sendo uma experiência única. Já conseguimos fechar boas encomendas, graças aos eventos promovidos pelo Estado”, afirmou a costureira Maria Rosenir Lopes.

Segundo o gestor da pasta, Henry Nogueira, a feira proporciona uma maior interação entre os próprios empreendimentos e o público. “O nosso objetivo era exatamente este, intermediar uma relação mais próxima entre os visitantes e os pequenos negócios. Essa relação é muito positiva, pois fomenta vendas e oportunidades de negócio”.

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