Arraial Cultural comemora dez anos de cultura popular

Evento será realizado de 1º a 6 de julho, a partir das 18 horas, no estacionamento do Arena da Floresta

arraial2007_212.jpg

Concurso de quadrilhas é uma das atrações do arraial que reúne os melhores grupos da capital e do interior do Estado (Foto: Val Fernandes/FEM)

Uma das festas de maior expressividade do calendário de eventos do Acre, o Arraial Cultural comemora dez anos de tradição e cultura popular. Concurso de quadrilhas, apresentações de folguedos, shows com artistas locais, comidas típicas e brincadeiras tradicionais formam a programação junina do evento, que acontece de 1º a 6 de julho, a partir das 18 horas, no estacionamento do estádio Arena da Floresta.

A comemoração dos dez anos traz um forte significado de promover e revitalizar as tradições, que são representações e vertentes da cultura popular. Para Daniel Zen, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, o evento é um festejo que promove a permanência das expressões tradicionais. "O arraial reúne as diversas linguagens da cultura popular acreana. Por meio dos folguedos, brincadeiras, culinária e outros fortes elementos, é criado um mosaico, que permite com que o arraial revitalize essa identidade e fortaleça o convívio entre as diferentes gerações", disse.

Para oferecer mais comodidade ao público, foi montado o espaço cenográfico, composto pela Arena dos Folguedos, Palco Saudades do Seringal, Terreiro dos Quitutes e Barraca das Tradições. A Arena dos Folguedos é onde acontecem o Concurso de Quadrilhas, apresentação dos grupos de cultura popular e os shows musicais com bandas acreanas.

 

Um diferencial desta edição é que 16 grupos juninos transformam o concurso em evento estadual com a participação de quadrilhas de quatro municípios acreanos.  Para os próximos anos, a expectativa é de que haja uma maior participação dos municípios, com a idéia de que o arraial cada vez mais se torne um evento estadual e não apenas de Rio Branco. Este ano, por exemplo, participam quadrilhas de Feijó, Brasiléia, Epitaciolândia e Senador Guiomard.

 

"Esse é um momento especial, que comemora os dez anos do arraial. O evento começou tímido e hoje agrega a participação de grupos juninos de municípios no concurso de quadrilhas. A idéia é de que o evento promova a participação de todo o Estado na programação do arraial", comenta Karla Martins, uma das coordenadoras do evento, que acompanha o arraial desde sua primeira edição.

 

Pinduca no Arraial Cultural A grande atração deste ano é o show do cantor e compositor Pinduca, o Rei do Carimbó (como é carinhosamente conhecido em todo Brasil). O artista apresenta ao público acreano, no dia 5 de julho, 21 às horas, Um Show de Alegria, que ele define como um apanhado de 40 anos de sucessos de sua carreira, num repertório de composições que inclui as pérolas Sinhá Pureza e Carimbó do Macaco, embalados pelos ritmos sirimbó, lári-lári, lambada e lamgode. Pinduca será acompanhado por sua banda, formada por 12 músicos e quatro bailarinas.

 

Tradições – Com uma diversidade de manifestações na Noite das Tradições, no sábado, 5, acontece a apresentação das Pastorinhas e da quadrilha convidada Grupo Recreativo Matutos da Marechal, da cidade de Candeias do Jamari (RO). Já no palco alternativo Saudades do Seringal, os grupos Baques de Festa e Enverseios da Natureza, Monteirinho e Os Bangunceiros do Forró embalam um repertório característico das festas populares.

 

Outra atração especial, que a programação do Arraial Cultural oferece, com apresentações na sexta-feira, sábado e domingo, 6, último dia do Arraial Cultural, é As Catirinas – Uma Comédia Tradicional Popular, de Fortaleza (CE). O espetáculo divertido conta a história de duas artistas que viajam de praça em praça levando alegria por onde andam. Tudo regado a emboladas, versos e poesias de cordel.

 

O Arraial Cultural é promovido pelo Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM) e apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre.

{xtypo_info}pdf folder_arraial_cultural{/xtypo_info}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter