Arraial Cultural começa nesta terça

Evento terá várias atrações, entre comidas típicas, danças, jogos e shows

arrail_cultural_900.jpg

Foto Gleilson Miranda/SECOM

O Arraial Cultural vai ser realizado a partir de amanhã, no estacionamento do estádio Arena da Floresta. O evento está em sua décima edição e este ano vai contar com uma vasta programação como concurso de quadrilhas, apresentações de folguedos, shows, comidas típicas, brincadeiras tradicionais e queima de fogos.  A festa será realizada até 6 de julho, a partir das 18 horas.  

Este ano a festa terá algumas novidades. O tradicional concurso de quadrilhas será estadual contando com seis municípios participantes – Brasiléia, Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira, Senador Guiomard e Rio Branco. Serão 16 quadrilhas participantes, além de duas convidadas de Rondônia e a quadrilha da terceira idade do Sesc.

Outras duas atrações estão programadas: a apresentação do rei do Carimbó, Pinduca, na sexta-feira, 5, às 21 horas, e a Cia. Catirina de Teatro de Rua, que vai realizar apresentações durante toda a programação do Arraial.
O cantor e compositor Pinduca é um dos maiores representantes da cultura popular no Brasil. Criou ritmos como o sirimbó, lári-lári e lambada, entre outros. A Cia. Catirina é cearense e foi fundada em 2002, através da junção da poesia do Mato Grosso do Sul com a literatura de cordel do Nordeste.

De acordo com Daniel Zen, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), o evento tem a idéia de resgatar as tradições, principalmente as trazidas pelos nordestinos. "Até a própria comida lembra a de antigamente, pois serão todas típicas, sem frituras, hamburger ou crepes", contou Karla Martins, uma das coordenadoras do evento e que acompanha o arraial desde sua primeira edição. Ela disse ainda que a cada ano o arraial fica mais bonito e bem organizado e que em 2008 não poderia ser diferente. A festa está programada para ser o fechamento das celebrações juninas em grande estilo.

Daniel disse ainda que o principal diferencial do arraial é a quantidade de opções de lazer e de alimentação. Para oferecer mais comodidade ao público, foi montado o espaço cenográfico, composto pela Arena dos Folguedos, Palco Saudades do Seringal, Terreiro dos Quitutes e Barraca das Tradições. A Arena dos Folguedos abrigará o Concurso de Quadrilhas, apresentação dos grupos de cultura popular e os shows musicais com bandas acreanas.

O Arraial Cultural é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setul) e Secretaria de Saúde, com apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre.

{xtypo_alert}pdf Veja aqui a programação do Arraial Cultural{/xtypo_alert}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter