Arquiteto do Into fala da importância da sustentabilidade

Tião Viana e Haroldo Pinheiro falaram do legado arquitetônico das construções públicas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana e Haroldo Pinheiro falaram do legado arquitetônico das construções públicas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O nome de Haroldo Pinheiro Queiroz é sem dúvida um dos mais respeitados entre a arquitetura brasileira. Em passagem pelo Acre nesta segunda-feira, 25, Haroldo abre com sua palestra um evento que reúne alunos de arquitetura do Brasil e dos países de fronteira, como Peru e Bolívia, para falar dos desafios que o setor tem apresentado principalmente no quesito sustentabilidade. Projetista do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), o arquiteto aproveitou para visitar o governador Tião Viana e conversar sobre a importância da arquitetura para obras públicas.

Cearense radicado em Brasília, onde se formou arquiteto, Haroldo Pinheiro trilhou o início de sua carreira ao lado de nomes como João Filgueiras Lima (o Lelé), Oscar Niemeyer e Lucio Costa. Apesar de se manter como um arquiteto na ativa, Pinheiro tem atuado continuamente nas entidades de classe, tanto no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) quanto na Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA) e na União Internacional de Arquitetos (UIA), sempre preocupado em encontrar soluções para as principais questões da atividade profissional. Hoje, ele é presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU).

A relação de Haroldo Pinheiro com o Acre é antiga – desde o começo dos anos 2000, ao dar suporte junto à criação do curso de arquitetura na capital. Foi ao conhecer Tião Viana que ele se tornou responsável pelo projeto do Into em Rio Branco. Como um dos percursores de projetos de construção baseados em sustentabilidade, Haroldo desenhou o Into acreano com elementos ecológicos como o sistema de captação de água da chuva, aproveitamento o máximo da luz solar e um sistema de refrigeração industrial mínimo, apenas onde é essencial.

“É fazer mais com menos. Construções mais leves, com materiais menos impactantes sobre o próprio suporte. Esse hospital está inserido na discussão internacional que se faz sobre a produção de edifícios mais sustentáveis e contemporâneos às necessidades do mundo”, conta Haroldo Pinheiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter