Associação de portadores promove ação de saúde contra hepatites

gov (Foto: Val Fernandes)
A Aphac estima que cerca de 80 mil pessoas estejam infectadas com vírus de hepatites no Acre (Foto: Val Fernandes)

A Associação dos Portadores de Hepatites do Estado do Acre (Aphac) foi criada há mais de 20 anos e reúne aproximadamente seis mil associados. Nos dias 25 e 26 de maio, realiza a Ação de Saúde Hepatites Nunca Mais, gratuita, que consiste em testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C e aferição de pressão, além de vacinas contra hepatite B, febre amarela e H1N1 (gripe influenza).

A associação estima que cerca de 80 mil pessoas estejam infectadas com vírus de hepatites no Acre – número superior a 10% da população. Mesmo com a alta incidência, muitos pacientes ainda relutam em iniciar o tratamento, enquanto outros não sabem que estão infectados e dão sequência ao ciclo de transmissão.

A ação envolve também a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites, que está usando um equipamento chamado Fibroscan, que substitui a biopsia tradicional e a meta é realizar 120 exames. O deputado estadual Heitor Junior também está apoiando a ação.

“Aqui temos vários parceiros para que a ação seja realizada com êxito e vamos poder atender as pessoas que não têm como custear esses exames em clínicas particulares”, disse o deputado.

(Foto: Val Fernandes)
“A união do governo com sociedade civil é necessária”, diz Nazaré (Foto: Val Fernandes)

O governo do Estado apoia a iniciativa e o secretário de Saúde Armando Melo esteve na abertura da ação. “Essas ações são importantes porque auxiliam o Estado na prestação do serviço de saúde. E aqueles que foram diagnosticados aqui terão todo suporte para o tratamento”, enfatizou.

A vice-governadora, Nazaré Araújo, visitou a sede da Aphac, e parabenizou a associação: “Esse trabalho ultrapassa a capital e atende moradores de locais mais distantes, como Marechal Thaumaturgo. A união do governo com a sociedade civil é necessária e unidos podemos fazer mais por todos“, finalizou.

A associação fica localizada na Rua Farroupilha, 288, bairro Bosque.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter