Arquiteto colombiano referência em construção com bambu visita o Acre

No Acre o quiosque do Parque Tucumã é a primeira obra que usa o bambu na sua estrutura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
No Acre a obra do quiosque do Parque Tucumã usa o bambu na sua estrutura (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O arquiteto colombiano Simon Velez, uma das referências no uso do bambu em construções, chegou ao Acre nesta terça-feira, 28, a convite da primeira-dama, Marlúcia Cândida, e da sala de situação do bambu, presidida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect).

Simon é um dos arquitetos mais atuantes do mundo na promoção do uso do bambu como elemento essencial na construção. Ele acredita que essa matéria-prima tem uma estrutura mais inteligente que a da árvore, além de ser um material econômico, que tem emissão zero de carbono e é muito competitivo em relação às madeiras, pois pode ser colhido o ano todo e não se esgota.

O arquiteto visita o Acre com o objetivo de conhecer a realidade local com relação ao bambu, além de compartilhar as experiências que possui. Ele segue com agenda até sexta-feira, 31, que inclui visita à Cidade do Povo e à floresta de bambu de Porto Acre.

Na tarde do dia 29 e na manhã do dia 30, Velez ministrará a oficina “Técnicas de Construção de Obras Complexas com Bambu”, na Biblioteca da Floresta. Já na tarde de quinta-feira, será promovida a palestra “O Uso do Bambu na Construção – Uma Experiência de Vida”, gratuita e aberta ao público, no auditório do Sebrae.

“O Simon Velez veio ao Estado para conhecer nosso bambu e passar a experiência das construções com essa matéria-prima que ele faz por vários países. Posteriormente, ele voltará para trabalhar com obras de bambu aqui no Acre”, diz Renata Souza, secretária de Estado de Ciência e Tecnologia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter