Aos poucos a paisagem de Rio Branco vai mudando. Com a relocação das famílias que sofrem todos os anos com a cheia do Rio Acre para os novos conjuntos habitacionais, os bairros Taquari, Cidade Nova, Triângulo Novo, Cadeia Velha e Habitasa aos poucos estão ficando com espaços vazios.
Contudo, em breve esses espaços serão transformados em Centros de Treinamento e Áreas de Lazer, numa ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Habitação (Sehab), em parceria com o Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O grande desafio, segundo o gestor da Sehab, Jamyl Asfury, é utilizar essas áreas, de forma que, a cada alagação, elas não venham comprometer a estrutura. “Já existe um acordo firmado no sentido de as forças militares nos ajudarem no serviço de proteção ambiental e em evitar novas ocupações”, frisou.
O primeiro bairro a ser beneficiado com as ações de recuperação é o Taquari, que está com mais 50% das famílias retiradas. Asfury explica que a ideia é também transformar esses bairros em locais onde as pessoas possam usufruir pistas de caminhadas, trilhas, lagos e campo de futebol de chão batido.
Ainda segundo o gestor, o compromisso do governo do Estado é restituir à natureza o que lhe foi retirado, plantando nessas regiões o que era nativo. As obras estão previstas para se iniciar no próximo ano, quando será concluído o trabalho de retirada de todas as famílias.
Residindo no bairro Taquari há 15 anos, o aposentado Sebastião Souza comentou que está feliz por saber que o bairro não se transformará em uma área vazia, sem investimentos do poder público. “Ações como essas impedirão que surjam novas ocupações. Esta região, daqui a alguns meses, não será mais propícia para futuras moradias”, completou.