Apresentações do Show “O Mundo de Cartola” começam neste fim de semana

Com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, músicos acreanos se reúnem para promover uma homenagem a este grande compositor brasileiro

omundo_cartola.jpgUm homem simples, de infância humilde vivida nos morros do Rio de Janeiro, Angenor de Oliveira trabalhava em obras ainda jovem, e para evitar que o cabelo ficasse sujo de cimento, usava um característico chapéu de coco. Foi de onde surgiu o apelido de Cartola, que mais tarde se tornou um dos maiores compositores brasileiros e que ao longo de mais de cinco décadas construiu um dos legados musicais mais importantes do cancioneiro nacional. Com o samba, ele compôs e cantou o amor como poucos. E sua música embala diferentes gerações de várias partes do país. No Acre, um grupo de músicos decidiu se reunir para fazer uma homenagem a este artista. Com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, eles preparam o Show “O mundo de Cartola”, que começa a ser apresentado a partir desta sexta-feira, em Rio Branco.

No palco, Luthiene Bittencourt no vocal, Ana Fontenele no cavaquinho, Theo Moreira e Ciro Quintanna nos violões e João Gabriel Brito na percussão, com a produção e apresentação de Marcelo Brum. “A ideia de montar uma apresentação de Cartola surgiu quando eu dava aulas nos morros do Pavão-Pavãozinho e Mangueira, no Rio de Janeiro. Eu sempre gostei de Cartola, mas depois que me chamaram para tocar com a Orquestra de Cordas do Centro Cultural Cartola e passei a vivenciar aquilo tudo, me apaixonei. Na mangueira conheci muita gente que participou da história da Cartola, seus "filhos" e a família da Dona Zica. E quando trabalhava na Funarte produzimos um show do Elton Medeiros, parceiro de Cartola. Foi quando decidi que iria fazer um trabalho com as músicas do Cartola”, diz Marcelo.

As apresentações acontecem nesta sexta e sábado, 30 e 31, no Teatro Hélio Melo, a partir das 20 horas; na sexta-feira, 31, às 10 horas no Colégio de Aplicação da Ufac; no dia 7 de novembro, às 20 horas, no Teatro Hélio Melo; e nos dias 08 e 15 de novembro, às 19 horas, na Biblioteca da Floresta. “Será um show bem simples, intimista, bem Cartola”, convida Marcelo Brum.

Para todas as apresentações, a entrada é franca.

SERVIÇO

Show “O Mundo de Cartola”

30 e 31/10 Theatro Hélio Melo, às 20 horas

31/10 Colégio de Aplicação da Ufac, às 10 horas

07/11 Theatro Hélio Melo, às 20 horas

08/11 e 15/11 Biblioteca da Floresta, às 19 horas

Entrada Franca!