Apresentação da Esquadrilha da Fumaça encanta milhares de pessoas em Rio Branco

Os céus de Rio Branco se transformaram em um grande palco na tarde desta quinta-feira, 6, para a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a famosa Esquadrilha da Fumaça. Durante 35 minutos, o numeroso público vibrou com as ousadas manobras dos sete pilotos e suas aeronaves que participaram do espetáculo.

Esquadrilha da Fumaça fez uma apresentação especial nesta quinta-feira, 6, em Rio Branco. Foto: Dhárcules Pinheiro

Sob calor de 32 graus, a chegada do grupamento foi marcada por uma homenagem especial a Santos Dumont, brasileiro considerado o pai da aviação e que se estivesse vivo, completaria 150 anos no próximo dia 20 de julho.

Extremamente habilidosos, os profissões do ar realizaram com sucesso movimentos considerados de alta performance a mais de 600 quilômetros por hora e com os aviões a apenas dois metros de distância um do outro.

Manobras dos pilotos nas sete aeronaves encantaram o público. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Foram quase 50 manobras que as nossas sete aeronaves demonstraram ao público de Rio Branco”, explica Vitor Kawka, capitão aviador da Aeronáutica.

O retorno da Esquadrilha da Fumaça ao Acre era bastante aguardado pela população. Há última apresentação no estado ocorreu em 2012. Grande admirador da aviação, o evento foi articulado pelo governador Gladson Cameli junto ao Ministério da Defesa. O gestor se emocionou ao falar do sucesso do espetáculo, que contou com a organização do governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).

Milhares de pessoas acompanharam o espetáculo aéreo, na Gameleira. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Estou muito emocionado em ver, principalmente, o sorriso das nossas crianças vibrando com a Esquadrilha da Fumaça. Muitas delas estão vendo essa apresentação pela primeira vez”, comentou.

Cameli aproveitou ainda para agradecer o apoio prestado pela Força Aérea Brasileira (FAB) ao governo do Estado no período mais crítico da pandemia de covid-19.

Governador Gladson Cameli, responsável pela articulação do evento, agradeceu o apoio da Força Aérea Brasileira ao governo do Acre durante a pandemia de covid-19. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Sou muito grato por tudo que eles fizeram por nossa população. Um avião da FAB voou 18 horas para deixar as primeiras doses da vacina aqui no nosso estado. Em outra oportunidade, eles transportaram cilindros de oxigênio em uma operação considerada de alto risco. Todo esse empenho da Força Aérea nos ajudou a salvar vidas”, afirmou.

O pequeno José Lucas, de 4 anos de idade, acompanhou a apresentação ao lado do pai, José Araújo. “Quando ele ficou sabendo da Esquadrilha da Fumaça, me pediu para vir aqui assistir. Foi tudo muito bom e bem organizado”, conta.

Pedro Henrique Costa acompanhou a apresentação ao lado da mãe, Suzane Costa. Foto: Wesley Moraes/Secom

Quem também prestigiou o evento foi Pedro Henrique Costa. Amante do mundo da aviação, o estudante não tirou os olhos do céu. “Eu gostei de todas as manobras. Os pilotos são muito bons e corajosos”, relatou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter