Aposentados podem antecipar benefício de 25 deste mês a 29 de maio

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, anunciou no último sábado, 7, que o governo federal liberou cerca de R$ 37 milhões em antecipação de benefício previdenciário aos aposentados de Brasileia, Xapuri e Rio Branco, cidades que tiveram a situação de calamidade pública reconhecida pela união.

Aposentados, pensionistas e beneficiários de prestação continuada podem solicitar o adiantamento do benefício diretamente na agência bancária, de 25 de março a 29 de maio. A medida se estende a todos os beneficiários dessas cidades, independentemente de morarem ou não nas áreas atingidas pelas águas.

Segundo o ministro, a Previdência garante o adiantamento de uma parcela do salário, que poderá ser paga em até 36 meses. O pagamento será feito a partir do terceiro mês, a contar da data do adiantamento e sem que haja qualquer cobrança de juros.

O principal objetivo do governo federal é ajudar as famílias a se recuperarem dos danos ocasionados pela tragédia. Além disso, a Previdência antecipará o calendário de pagamento de todos os beneficiários para o dia 25. Ou seja, as pessoas que recebiam até o dia 5 já poderão obter o benefício nessa data, inclusive o adiantamento.

É importante ressaltar que as pessoas que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença, não podem solicitar a antecipação, considerando os prazos previstos para encerramento do auxílio. Os segurados que optarem pelo adiantamento por meio de correspondentes bancários, como casas lotéricas e postos de atendimento de bancos, podem fazer a solicitação até 22 de maio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter