Após inspeção, matadouro de Manoel Urbano tem atividades suspensas

A ação do MPE e do Idaf suspendeu as atividades no abatedouro municipal de Manoel Urbano (Foto: cedida)

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) realizou, na última terça-feira, 20, a pedido da Promotoria de Justiça do município de Manoel Urbano, uma vistoria técnica no matadouro municipal. O encontro teve por finalidade a suspensão dos serviços de abate de bovinos no estabelecimento.

Além do apoio técnico do Idaf, o promotor do município, Carlos Pescador, solicitou a presença do prefeito empossado, Tanízio Sá, que assumirá a cidade a partir de janeiro para que ele tomasse ciência da situação do local.

O abatedouro de Manoel Urbano se encontra sem condições higiênicas de funcionamento (Foto: cedida)

“Depois de uma visita que realizei naquele estabelecimento, constatei que ali, não tem as mínimas condições de higiene para o abate de bovinos. O que estamos fazendo é um bem para a população que está comendo uma carne sem condições nenhuma de consumo”, disse o promotor de justiça Carlos Pescador.

O diretor-presidente do Idaf, Ronaldo de Queiroz, falou da parceria entre o MP e o Idaf, que segundo ele, buscam o bem estar da população. “O que queremos é que o consumidor possa comprar e consumir uma carne de qualidade. Foi nesse sentido, que nossa equipe resolveu, a partir de hoje, suspender a emissão de Guia de Transporte Animal (GTA) para o abate de bovinos ao matadouro municipal de Manoel Urbano”, comentou o diretor-presidente.

Segundo o gerente de Inspeção Animal, médico veterinário, André Luís, o relatório técnico dos veterinários do Idaf deixa claro que o local não poderá mais funcionar como abatedouro de animais. “O local não oferece condições nenhuma de higiene para o abate de bovinos. Nossa decisão é acertada, ainda mais, quando temos o total apoio do MP do município”, disse.

O médico veterinário, José Barbosa, gerente de Defesa Animal, lembrou que em 2013 a equipe do Idaf foi até o abatedouro e realizou uma vistoria apresentando ao prefeito da época os problemas encontrados. “O gestor da época se comprometeu a fazer os ajustes necessários e até hoje, três anos depois, nenhuma atitude foi tomada. Por isso resolvemos suspender todos e quaisquer serviços de abate bovino nesse estabelecimento”.