Alunos do Pronatec realizam práticas beneficentes dos cursos em todo o Estado

Os alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Instituto Dom Moacyr (IDM) efetivam práticas de estágio nas diferentes áreas de estudo, beneficiando comunidades com a prestação de serviços, tais como pinturas em escolas públicas, corte de cabelo para alunos da rede pública, manutenção da rede elétrica, de ares-condicionados e computadores dos espaços públicos, além de outros serviços.  

Em Porto Acre, os alunos do curso de operador de máquinas florestais realizaram a roçagem nas áreas públicas, em Capixaba, os do curso de Pedreiro em Alvenaria efetivaram a reforma de uma creche local. Durante o curso de corte e costura as roupas confeccionadas pelos alunos foram entregues às associações beneficentes, que repassam as peças às comunidades indígenas e famílias mais carentes do nosso Estado.

O governo do Estado tem beneficiado jovens e adultos com a formação profissional nos 22 municípios do Acre. Os cursos são ofertados de forma gratuita em mais de 150 modalidades, tendo formado em 2013 mais de 10 mil profissionais nas áreas de gastronomia e hotelaria, saúde, serviços e florestas.

Alunos do Pronatec compartilhando conhecimentos e beneficiando estudantes de escolas públicas (Foto: Tamara Smoly/IDM)
Alunos do Pronatec compartilhando conhecimentos e beneficiando estudantes de escolas públicas (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Os profissionais que mediam os conhecimentos passam por uma capacitação ofertada pela Gerência Pedagógica e Curricular do IDM com o objetivo de desenvolver o currículo por competência, que visa capacitar jovens e adultos para o saber ser, conviver, saber fazer, com ênfase em socializar o aprendizado adquirido com ações em benefício das comunidades.

Os cursos ocorrem em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Secretaria de Educação e Esporte (SEE), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e prefeituras locais.

Para o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, “Todo o empenho do governo do Estado não teria resultado se as pessoas não tivessem o envolvimento em benefício da sociedade. Somos responsáveis pela transformação social, nossas ações formativas devem estar voltadas sempre para o bem do próximo”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter