No último fim de semana, os alunos do curso técnico de Cabeleireiro efetivado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizaram ação voluntária de corte de cabelo nas crianças e adolescentes do ensino fundamental da escola da rede pública de Cruzeiro do Sul, Marcelino Champagnat.
“Gostei de ajudar a quem precisa, é uma experiência única, muitos já havia tempo que não cortavam os cabelos, e eles confiaram na gente. Aproveitamos para colocar em prática o que estudamos”, disse a aluna do curso Cristiana.
Antes de fazer o curso, Cristiana trabalhava como manicure. Com a formação, ela abriu seu pequeno salão. Com o que está faturando, vai terminar de pagar o investimento e logo terá lucro disponível para continuar aprimorando seu negócio.
“É uma boa iniciativa o governo oferecer os cursos. Agradeço muito, porque eu mesma sempre quis estudar nessas áreas e não podia pagar, e vou continuar fazendo outros cursos,” afirmou Cristiana.
A formação profissional se dá por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), nas áreas de saúde, serviços e florestas, com o objetivo de subsidiar o novo profissional a iniciar seus pequenos empreendimentos. Em Cruzeiro do Sul, o curso técnico em Cabeleireiro é realizado em uma das unidades do IDM, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá (Ceflora).
“Muitos dos que fizeram a qualificação profissional já se tornaram autônomos, estão gerando renda em sua localidade e melhoria das condições de vida para seus familiares. É esse o objetivo da formação ofertada”, destacou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.