Alunos da Escola Estadual Presbiteriana João Calvino realizaram nesta sexta-feira,11, a doação de brinquedos para crianças de comunidades carentes. A ação social contou com a participação de instituições sociais e mobilizou cerca de 800 estudantes do ensino médio e arrecadou cerca de 3 mil brinquedos.
No intuito de promover e incentivar ações sociais realizadas pela comunidade escolar, voltadas para o público externo, os alunos aderem ao projeto realizando um importante papel social para as comunidades carentes. Sendo assim, a iniciativa dos professores em conjunto com os alunos beneficiou crianças tanto da zona rural quanto da zona urbana do estado.
“Nós pensamos nesse projeto com o intuito de atender as crianças da comunidade externa que não têm muitas condições. A gente fica muito feliz com o empenho dos nossos alunos na adesão desse projeto, pois muitos deles doaram, além de um pouco do seu tempo, até seus próprios brinquedos para esta ação, e isso é muito gratificante de se ver”, explica Lucas Ramón, coordenador administrativo da escola João Calvino.
A ação contou ainda com a mobilização de professores que realizaram gincanas e atividades interativas entre os alunos. Dessa forma, foram desenvolvidas atividades recreativas nas quais venceria o aluno que arrecadasse a maior quantidade de brinquedos, tendo em vista, o incentivo dos estudantes no processo de arrecadação.
“Esse projeto superou nossas expectativas, pois nós não estávamos esperando arrecadar essa quantidade de brinquedos. Contudo, nós devemos muito aos esforços dos nossos alunos e professores que se empenharam de verdade para que essa ação desse certo”, diz Roseane Santos, professora de Educação Física.
Foram selecionadas instituições como o projeto social Crianças Carentes, que já exercem atividades sociais nas comunidades, além de igrejas e representantes de bairros, para repassarem os brinquedos arrecadados pelos alunos às comunidades mais necessitadas.
“Para mim está sendo muito gratificante participar desse projeto, pois sempre quis fazer parte de ações sociais para ajudar às comunidade mais carentes, porque isso é importante, e a escola está proporcionando essa oportunidade para nós alunos, e isso é muito legal”, ressalta a aluna do 2° ano, Amanda Brito.