Alunos do Sesi assistem à palestra sobre doação de órgãos

Estudantes participam de palestra sobre doação de órgãos (Foto: Cássia Veras/Sesacre)

Estudantes participam de palestra sobre doação de órgãos (Foto: Cássia Veras/Sesacre)

Os alunos da 8ª série da Escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) assistiram, na manhã desta quinta-feira, 26, palestra ministrada por integrantes da Organização de Procura de Órgãos (OPO), pertencente à Central de Transplantes do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. Esta é uma das atividades realizadas durante a Semana do Doador, que teve início segunda-feira, 23.

A turma da professora de ciências, Clécia Crispim, ouviu, atentamente, as palavras da enfermeira Valeria Monteiro, que falou sobre o que é a doação de órgãos e tecidos, quais órgãos podem ser doados em vida e morte, o que precisa para ser um doador e para quem vai os órgãos doados.

“É importante o aluno conhecer desde cedo que um ato tão simples como a doação de órgãos pode proporcionar aos seres humanos: prolongar a vida de quem precisa. É como criar um ambiente de consciência social, ensinando a solidariedade e amor ao próximo”, explicou a professora.

A estudante Ellen Nobre, 12, disse que, antes mesmo de assistir a palestra, sentia vontade de ser doadora de órgãos, por saber que muitas pessoas precisam. “Já disse à minha família: sou doadora de órgãos. Hoje, aprendi realmente o que é a doação e agora não tenho mais dúvidas”, finalizou.

A enfermeira Valeria explicou às crianças que há uma lista nacional de pessoas que esperam por transplante de órgãos, e que eles estão classificados de acordo com o órgão que precisam, ou seja, a família não pode escolher pra quem vai doar, a partir do momento em que faz a doação, o órgão passa a pertencer ao estado.

O Dia Nacional do Doador é 27 de setembro. Ele será comemorado com uma passeata, que irá do Parque da Maternidade, a partir das 17 horas, até o terminal urbano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter