Na última semana, os 27 alunos do curso de pintor do Instituto Dom Moacyr (IDM) realizaram práticas nos espaços de aprendizagem do Centro de Formação Profissional e Tecnológica Campos Pereira, que é coordenado pela professora Glacimar Alves. Foram restauradas salas de aula e feita a recuperação de alguns espaços de escolas públicas.
Os cursos do IDM têm realizado suas práticas em espaços públicos, como é o caso dos alunos do curso de pedreiro em alvenaria, que já auxiliaram na construção de diversos espaços públicos. A clientela é participante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ofertado pelos governos federal e do Acre aos beneficiários dos programas de transferência de renda.
Gesiane Martins, 19 anos, aluna do curso de pintor, moradora da Vila Acre, revelou: “Estou fazendo o curso para trabalhar com o meu marido, que também é pintor. Juntos vamos abrir uma firma. Pretendo atuar na área financeira e administrativa, tenho que conhecer o trabalho de pintor para saber como atender os clientes.”
Para Michel de Souza, marido de Gesiane, o curso está sendo muito bom. “Estou aprendendo muito e preciso do certificado para valorizar meu trabalho, a fim de ser reconhecido e poder cobrar o valor real do meu serviço.”
“Essa é uma oportunidade que muitos estão aproveitando para ampliar seus conhecimentos. Com essa formação, o governo do Estado está auxiliando muitas famílias a serem autônomas e a contribuírem para o fortalecimento do mercado socioprodutivo no Acre”, enfatizou a diretora-presidente do IDM, Rita Paro.