Alunos de Artes Visuais do IDM realizam exposição de esculturas em Rio Branco

Ocorre nesta sexta feira, 4, a exposição de esculturas feitas pelos alunos do curso de Artes Visuais do Instituto Dom Moacyr (IDM) que intitula-se: Intervenção Urbana Crisálidas. A exposição é itinerante e circulará entre os seguintes espaços: Praça povos da Floresta, Praça do Mercado Velho, Praça Mercado dos Autonomistas, Praça Biblioteca pública, Praça da Revolução e Calçadão da Gameleira.

Os alunos realizam cursos técnicos ofertados pelo governo do Estado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Eles são de escolas públicas de nível médio e cursam concomitantemente os cursos.  A secretaria de Educação e Esportes e a Fundação Elias Mansour são parceiras na efetivação do curso.

Crisálidas é uma Intervenção Urbana que traz ao público de Rio Branco um conjunto de esculturas feitas somente com fita adesiva, obra artística idealizada e produzida durante o III módulo do Curso Técnico de Artes Visuais do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Usina de Arte.

O objetivo do trabalho é criar uma experiência estética que procure produzir novas maneiras de perceber o cenário urbano e criar relações com a cidade, desenvolvendo um sentimento diferente do “normal” que aplaca o dia a dia de todos.

Prática do curso de Artes Visuais ofertado pelo governo do Estado a alunos de Escolas Públicas (Foto: Tamara Smoly / IDM)

Prática do curso de Artes Visuais ofertado pelo governo do Estado a alunos de Escolas Públicas (Foto: Tamara Smoly / IDM)

Walisson Clister tem 17 anos, é aluno de Artes Visuais, mora na Sobral. Para ele, o curso abre a mente sobre a arte. Com a formação eu posso trabalhar em galerias de arte, ou mediar na área.

Ana Paula Gondin, de 18 anos, moradora do Manoel Julião, disse: “É muito interessante ver a reação das pessoas ao perceber as esculturas, as peças foram feitas com moldes do nosso corpo, quem vê deve tirar as suas próprias conclusões.”

Gladsele Cardoso, 17 anos, aluna do curso, e moradora do bairro São Francisco, destaca: “Essa exposição deu muito trabalho, vimos exemplos de outros artistas que já fizeram esse tipo de arte, esse curso tira a gente da rotina do ensino regular.”

Para o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, incentivar a criação é desenvolver a intelectualidade e a percepção dos sentidos. “Hoje, os alunos do curso de Artes Visuais estão vivenciando na prática a reação das pessoas frente às suas obras. Isso é enriquecedor, traz maturidade e um novo olhar sobre as possibilidades artísticas.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter