Tecnologia

Alunos da Educação Profissional realizam oficinas e palestras no Viver Ciência

Nesta quarta-feira, 30, teve início a Semana Nacional de Tecnologia e Viver Ciência. Com uma programação voltada à educação técnica, o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) marca presença no evento, que se estende até quinta-feira, 31, no Parque de Exposições, em Rio Branco.

Por meio dos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (Cept), unidades descentralizadas que integram a Rede Ieptec, oficinas, palestras, exposições e workshops são algumas das atrações ofertadas ao público que visitar o estande da instituição.

A dinâmica ficou por conta do Cept Roberval Cardoso, a Escola da Floresta, nesta quarta-feira, 30. Os alunos realizaram uma exposição sobre sustentabilidade, focada na captação de águas pluviais em calhas.

“Trouxemos também exemplos de sementes da região, que os próprios alunos cultivaram, manejaram. São alunos que estão concluindo o ensino médio. Eles se empenharam muito essa semana”, conta o coordenador-geral da Escola da Floresta, André Morais.

Alunos e mediadores da Escola Campos Pereira Foto: Ascom/Ieptec

A programação continua com a Oficina de Montagem e Suporte de Computadores, ministrada por alunos do curso de Manutenção de Computadores do Cept em Serviços Campos Pereira.

Maquete confeccionada por alunos de Manutenção de Computadores Foto: Ascom/Ieptec

As atividades estendem-se pela noite, com uma palestra proferida pela coordenadora-geral do Cept Miriam Assis Felício, a Escola de Gastronomia e Hospitalidade, que fará uma explanação sobre o projeto, seus programas e eixos estratégicos.

Na quinta-feira, 31, é a vez dos Cept Maria Moreira (Escola da Saúde) e João de Deus, de Plácido de Castro, entrarem em cena com atividades que vão desde aferição de glicemia, pressão arterial e palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) até noções de tecnologia da informação e exposição de maquete de tipologia de redes.

Maquete confeccionada por alunos de Manutenção de Computadores Foto: Ascom/Ieptec

O evento

Sob o tema Bioeconomia: Desenvolvimento e Riqueza para a Amazônia, a edição 2019 do Viver Ciência busca estimular o contato da população com a ciência e a tecnologia, sempre com um olhar voltado para o crescimento econômico e social da região amazônica, a partir da valorização sustentável de riquezas naturais.

Durante o evento, as instituições de ensino têm apresentado propostas de oficinas, atividades culturais e trabalhos de pesquisa desenvolvidos por professores e alunos em qualquer área de conhecimento.

A iniciativa é uma realização do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), e conta com a parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac), entre outras.