Alunos apresentam trabalhos sobre reciclagem e geração de energia

Entre os alunos mais empolgados com a Mostra Viver Ciência e a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que ocorrem nesta quarta e quinta-feira, no Parque de Exposições, em Rio Branco, estão os do Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF), de ensino integral.

Ao todo, são 14 projetos que estão sendo apresentados ao público. Alguns foram preparados exclusivamente para a mostra, outros são trabalhos realizados durante as disciplinas eletivas que os alunos participam no contraturno das aulas. A maioria é voltada para a reciclagem de material  e produção alternativa de energia.

Ao todo, alunos do IELF apresentam 14 trabalhos na Mostra Viver Ciência Foto: Mardilson Gomes/SEE

A professora Elisa Cavalcante de Albuquerque, coordenadora da área de humanas, é responsável por alguns trabalhos, entre eles, o minhocário que está sendo apresentado pelos alunos e voltado para a produção de húmus e fertilizantes, que podem ser utilizados na agricultura.

Mas há muitos outros. Tem um onde os alunos criaram o próprio robô, outro é voltado para as raízes africanas, onde é feito, além da reciclagem de material, o resgate histórico da cultura dos povos africanos, como a boneca Abayomi. Um terceiro, reaproveita materiais orgânicos para a produção de fertilizantes.

O foguete didático foi um dos trabalhos apresentados pelos alunos do IELF Foto: Mardilson Gomes/SEE

Do lixo ao luxo é um trabalho que realizou um resgate histórico dos processos de reciclagem até os dias de hoje. O minigerador eólico produz energia limpa e renovável, esta é uma disciplina eletiva, onde os alunos já trabalham o tema em seu cotidiano escolar. Já o biodigestor, que reaproveita material orgânico, é um trabalho preparado para a própria Mostra Viver Ciência.

Até uma horta inteligente, operada por um robô e que evita o desperdício e economiza água e tempo, foi preparada pelos alunos. O circuito pack, que reaproveita a energia de pilhas usadas, é também outro trabalho importante, assim como a apresentação de um sistema de produção de energia fotovoltaica, o mesmo utilizado na produção de placas solares.

O estudante Vinícius Azevedo, que participa da mostra pela segunda vez, destaca a importância de apresentar trabalhos voltados ao tema da exposição que é a bioeconomia. De tão empolgado com o resultado do seu trabalho, ele já pensa no que vai apresentar em 2020.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter