Aluna acreana vai para última fase da Olimpíada de Língua Portuguesa

Amanda Gabrielly e seu professor Alan Henrique (Foto: Assessoria SEE)
Amanda Gabrielly e seu professor Alan Henrique (Foto: Assessoria SEE)

Selecionada para a fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) na categoria poesia, a aluna Amanda Gabrielly Alves, 12, da Escola Estadual Padre Carlos Casavechia, embarca no próximo mês para Brasília, acompanhada do professor Alan Henrique de Almeida, da disciplina de Língua Portuguesa.

Amanda concorre, junto com mais 37 finalistas, na categoria de poesia, sendo “Os dois lados do rio” o título de seu poema. “Eu quis falar sobre a desigualdade social. Quando eu e outros alunos escrevemos os textos, tinha visto um programa com imagens da África, mostrando a pobreza e a fome de algumas crianças. Aquilo me fez querer transmitir uma mensagem de solidariedade no poema”, explicou.

A OLP foi criada para estimular a leitura e a produção literária entre os alunos da educação básica, realizando em 2014 a sua quarta edição e dando continuidade à iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social.

Em caráter bienal, a competição entre alunos de todo o Brasil é realizada sempre em anos pares, quando são premiados os melhores textos das escolas públicas. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

De acordo com o professor Alan, “a maioria dos alunos escreveu de maneira geral, apenas destacando formas sem uma mensagem por trás. A questão social ficou muito destacada na poesia da Amanda, e esperamos que ela seja reconhecida na final da Olimpíada”.