Uma reunião entre os presidentes da Assembleia Legislativa (Aleac), Élson Santiago, e da Câmara de Rio Branco, Juracy Nogueira, com o governador Tião Viana definiu as mudanças que vão acontecer nas sedes do Poder Legislativo estadual e municipal. A conversa aconteceu na manhã desta segunda-feira, 22, na Casa Civil.
Pelo acordo firmado entre os presidentes da Câmara e Aleac, a mudança acontecerá da seguinte forma: a Assembleia Legislativa irá transferir seu prédio atual, localizado na Rua Arlindo Porto Leal, no Centro, para a Câmara e, em contrapartida, o Legislativo municipal transfere seu terreno localizado na Via Verde, no novo Centro Administrativo, para que a Aleac construa sua nova sede.
O presidente Élson Santiago ressaltou que o governador Tião Viana compreendeu as necessidades da Câmara e da Assembleia e aprovou a proposta apresentada pelas presidências,
“Hoje a Câmara está sem sede própria e a Assembleia tem a sua, que é muito boa mas está pequena para nossa demanda. Então, decidimos em comum acordo que cederíamos o prédio atual da Aleac para a Câmara e vamos pegar aquele lote que a Câmara tem para construir uma nova Assembleia. Isso resolverá o problema de ambas as casas”, observou Santiago.
Juracy Nogueira disse que, para essa transferência acontecer, precisava apenas do sinal verde do governador. “Agora, com o seu aval, vamos dar início aos trâmites necessários”, pontuou.
Segundo Élson Santiago, a previsão é de que até julho de 2013 seja iniciada a obra do novo prédio da Aleac na Via Verde.