Voluntários realizam oficinas para pacientes no Hospital do Câncer

A paciente Tereza das Chagas da Silva participa pela segunda vez da oficina (Foto: Caio Fulgêncio)

A paciente Tereza das Chagas da Silva participa pela segunda vez da oficina (Foto: Caio Fulgêncio)

Ao visitar o Hospital do Câncer do Acre todas as segundas e quartas-feiras, das 9 às 11 horas, pacientes e acompanhantes da unidade de saúde vão encontrar um grupo de mulheres dispostas a doar um pouco do seu tempo a quem precisa de conforto e de uma ocupação enquanto faz tratamento. O grupo, formado por 12 voluntários, realiza uma oficina de pintura em tecidos.

Denominado “Coração Solidário”, o grupo desenvolve ações na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) desde sua fundação, em junho de 2007, e surgiu com a finalidade de amenizar as dificuldades no tratamento dos pacientes de câncer.

Maria José da Silva, coordenadora do projeto, participa do grupo desde o início. Ela conta que começou a trabalhar como voluntária no Unacon, principalmente pelo fato de ser uma ex-paciente de câncer e conhecer todas as dificuldades enfrentadas por quem luta contra a doença. “Fiz tratamento em Porto Velho [RO], passei dois anos afastada do trabalho e quando voltei para o Acre, queria algo para preencher o tempo. Então procurei o grupo de voluntários, que na época estava apenas no começo, e entrei de cabeça”, disse.

Leia mais

Unacon completa cinco anos com atendimentos acima da expectativa

Para a diretora-geral do Hospital do Câncer (Unacon), Mirian Késia Labs de Lima, o trabalho voluntário ajuda tanto os pacientes como a instituição, sendo uma mão a mais agregada à força do Estado. “Ter uma força como essa do voluntariado representa um componente a mais para trabalhar em prol dessas pessoas que tanto necessitam, uma vez que às vezes a necessidade do paciente não é só material, é de uma palavra amiga, uma força extra”, finalizou.

O grupo Coração Solidário conta com a parceria do Sétimo Batalhão de Engenharia e Construção (7º BEC), que disponibiliza espaço para a realização de uma reunião entre os voluntários, no primeiro sábado de cada mês.

Oficina de Pintura

As oficinas de pintura acontecem na sala de espera do Hospital do Câncer há dois anos e é ministrada pela cabeleireira e artesã Eva Vidal. “Eu sempre tive muita vontade de fazer algo dentro do hospital, depois que surgiu essa oportunidade de ser voluntária aqui, pude colocar em prática o que eu havia aprendido há muito tempo. Pra mim, esse trabalho é muito gratificante. Muitas pessoas chegam tristes, devido ao tratamento, e através da pintura elas podem esquecer um pouco dos problemas. Isso é apenas um ‘pouquinho’ do que a gente pode fazer por elas”, acrescentou Eva.

Equipe Coração Solidário (Foto: Caio Fulgêncio)

Equipe Coração Solidário (Foto: Caio Fulgêncio)

Muito concentrada no novo aprendizado, Tereza das Chagas participou pela segunda vez da oficina de pintura e disse considerar a atividade desenvolvida pelos voluntários como uma terapia. “É muito bom saber que existem pessoas que se importam conosco, elas [as voluntárias] sempre vêm com coisas novas. Eu gosto muito desse trabalho, pois distrai a nossa mente, faz com que a gente não fique pensando na nossa situação de saúde”, afirmou.

Necessidades

Segundo a coordenadora do projeto, Maria José da Silva, as necessidades para que o trabalho continue são várias. Apesar da ajuda por parte da direção do hospital nas datas comemorativas, o grupo necessita da doação de material de pintura para o dia a dia,

Representantes do projeto Coração Solidário. A coordenadora, Maria José da Silva (no centro) e sua filha (à esquerda); e Eva Vidal, instrutora da oficina de pintura (à direita) (Foto: Caio Fulgêncio)
Representantes do projeto Coração Solidário. A coordenadora, Maria José da Silva (no centro) e sua filha (à esquerda); e Eva Vidal, instrutora da oficina de pintura (à direita) (Foto: Caio Fulgêncio)

Representantes do projeto Coração Solidário. A coordenadora, Maria José da Silva (C) e a filha (E), e Eva Vidal, instrutora da oficina de pintura (à direita) (Foto: Caio Fulgêncio)

Além de necessidades materiais, a coordenadora faz um apelo para que outras pessoas se disponibilizem para o trabalho voluntário. “Nós precisamos de pessoas que tenham disposição e amor para trabalhar conosco. Só não fazemos oficinas todos os dias por causa da falta de voluntários. Por exemplo, temos muito material para a fabricação de bijuterias, só não há quem desenvolva a oficina”, completou.

Horários e contatos

Oficinas de pintura em tecido: segundas e quartas-feiras, das 9 às 11 horas, na sala de espera do Hospital do Câncer do Acre, também chamado de Unacon, dentro do Hospital das Clínicas.

Interessados em fazer parte do grupo de voluntários “Coração Solidário” podem visitar o local nos dias de oficina ou telefonar para Maria José da Silva (coordenadora), no 9964-7373.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter