Na sintonia

Aldeia FM: 14 anos de música e informação

Quem nunca se pegou no início da manhã cantarolando alguma canção que ouviu na rádio? Ou ficou curioso para saber o nome daquele artista ou música que você ouviu naquela frequência favorita? Quem gosta de música, gosta de rádio. E foi no desafio de agradar o público acreano que a rádio Aldeia FM, foi fundada há 14 anos.

No último sábado, 24, a Aldeia FM, completou mais um aniversário e comemorou por toda semana com programas especiais e feito por pessoas que fizeram parte da construção da sua história ao longo de mais de uma década.

Em 2002, a comunicação pública começava a se reerguer no estado. A Rádio Difusora Acreana recebia um novo e mais potente transmissor e a TV Aldeia se estruturava com equipamentos modernos e uma nova equipe que passava a percorrer os 22 municípios do estado mostrando o Acre para os acreanos.

No embalo desses investimentos no dia 24 de junho de 2003 entrava no ar em caráter experimental a Aldeia FM 96.9, somente com músicas e vinhetas, mas com viés da musicalidade acreana. A rádio veio com uma filosofia de valorização dos artistas locais, tornando-se uma referência na divulgação dos eventos culturais da região.

Rádio Aldeia foi palco de criação de inúmeros produtos musicais acreanos, à exemplo do disco Sete Luas (Foto: Alexandre Nunes/Arquivo Pessoal)

Em pouco dias a rádio passou a ser conhecida como a emissora que toca músicas de qualidade e tem boas informações. A seleção musical era formada por grandes nomes da MPB, Forró, Pop Rock Nacional e Internacional.

Alexandre Nunes, hoje diretor da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), participou de todo o processo inicial de formação da rádio e comenta: “foi a construção coletiva, por meio de muito diálogo que estabelecemos o que hoje pode-se chamar, de alternativa de rádio e com alma acreana”, disse.

Interatividade

Em 2009, a direção da rádio criou uma conta no Twitter e isso foi o início de um novo modelo de interação com os ouvintes da rádio. Hoje a conta tem mais de 3 mil seguidores na rede social e o programa Tardes da Aldeia, apresentado por Aarão Prado usava o recurso. A programação era feita por pedidos musicais.

Nesta semana, Prado apresentou o especial Tardes da Aldeia e comentou: “Foi aqui que tive toda a minha formação profissional e onde as portas foram abertas. Nunca tinha trabalhado com rádio ou com TV, e nem tinha essa pretensão, porém, aprendi tudo aqui com grandes profissionais”, disse.

Uma coleção de bons motivos

O jornalista Márcio Bleiner, que compôs a equipe da rádio até 2012, participou de um programa especial essa semana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A seleção musical adotada pela rádio segue uma linha de estilos musicais e suas nuances, obedecendo a um estilo musical para cada faixa de hora. O jornalista Márcio Bleiner fez parte da equipe da rádio até 2012, ele apresentava o programa Usina de Som que tinha o foco nas pessoas que estavam sintonizadas na hora que estavam indo para suas casas.

Bleiner fez parte dos programas especiais nesta semana. “É um prazer estar de volta aqui, comemorando 14 anos de Aldeia FM. São 14 anos de batalha com a música acreana, o jornalismo, a informação, e é um prazer revisitar essa história”, disse.

Na opinião da secretária Andréa Zílio – ouvinte e admiradora da Aldeia FM, mesmo antes de compor a equipe – a rádio sempre foi parceira do movimento cultural acreano.

“Nesses 14 anos a rádio Aldeia protagoniza a história e vem apoiando diversos movimentos culturais e contribui com difusão e promoção de iniciativas da comunidade”, destaca a secretária de Comunicação, Andréa Zílio.

Ney Amorim, acompanhado da secretária Andréa Zílio, participou do programa especial de quarta-feira, 28 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Hoje a Aldeia FM é cabeça de rede, com transmissão via satélite e internet, com mais cinco emissoras: Brasileia 90.3, Cruzeiro do Sul 107.9, Sena Madureira 105.9, Tarauacá 95.5 e Xapuri 89.5.

Sarau da Torre

A partir das 17 horas desta sexta-feira, 30, será realizado um sarau embaixo da torre da emissora, o evento faz parte da programação de comemoração aos 14 anos da Aldeia FM, artistas como Eddie Trindade, Dito Bruzugú, Jorge Anzol, Diogo Soares, André Dantas e Zé Jarina, Aarão Prado, Marcos Vinicius e Bruno Damasceno que trará um convidado especial: Arlindinho (filho de Arlindo Cruz) que fará um show na cidade.