Alan Rick diz que terá mandato pautado pelo desenvolvimento do Acre

Parlamentar eleito participou de encontro com governador para apresentar sua plataforma de atuação na Câmara Federal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Parlamentar eleito participou de encontro com o governador para apresentar sua plataforma de atuação na Câmara Federal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O deputado federal eleito Alan Rick reuniu-se com o governador Tião Viana nesta terça-feira, 9, para dialogar sobre a atuação que objetiva ter na Câmara Federal. O parlamentar adiantou que seu trabalho deve ser pautado pelo desenvolvimento econômico do estado.

“Existem matérias que precisam de uma atuação parlamentar em nível federal, como, por exemplo, a extensão da área de livre comércio desde Brasileia e Epitaciolândia até Rio Branco. Também precisamos regulamentar o funcionamento dos free shops”, afirmou Alan Rick.

O parlamentar explicou que já existe a lei que permite a instalação de free shops em cidades gêmeas – cidades que correspondem a adensamentos populacionais cortados pela linha de fronteira -, o que falta é sua regulamentação. “Essa é uma briga boa de ser travada em Brasília”, pontuou.

Alan Rick também frisou que a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) está entre suas pautas de trabalho na Câmara Federal.

“Vamos lutar arduamente, junto com a nossa bancada e com um dos defensores desse projeto, o senador Jorge Viana, para que a ZPE tenha sua lei de funcionamento e a regulamentação também modificada, para que possamos atrair mais indústrias. Pleiteamos que 60% do que for produzido seja para exportação e 40%, para consumo interno, já que o Brasil é um mercado consumidor forte, principalmente na área de tecnologia”, complementou.

O parlamentar disse ainda que a proposta de seu mandato é fazer com que o Acre gere mais emprego e renda, as empresas privadas se fortaleçam e a área de indústria e comércio exterior, que o deputado classifica como “muito importante para a nossa região de tríplice fronteira”, tenha o merecido crescimento.

Alan Rick observou que, além do desenvolvimento do Estado, seu mandato buscará emendas para as áreas de infraestrutura dos municípios. Para isso, ele tem dialogado com prefeitos e seguirá sua agenda de conversas com os gestores municipais, com o intuito de compreender as necessidades de cada lugar.